Logo UNIFESP

Questão 11 Línguas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 11

O Primo Basílio

O melro veio com efeito às três horas. Luísa estava na sala, ao piano.

– Está ali o sujeito do costume – foi dizer Juliana.

Luísa voltou-se corada, escandalizada da expressão:

– Ah! meu primo Basílio? Mande entrar. - E chamando-a: – Ouça, se vier o Sr. Sebastião, ou alguém, que entre.

Era o primo! O sujeito, as suas visitas perderam de repente para ela todo o interesse picante. A sua malícia cheia, enfunada até aí, caiu, engelhou-se como uma vela a que falta o vento. Ora, adeus! Era o primo! Subiu à cozinha, devagar, — lograda.

– Temos grande novidade, Sr.a Joana! O tal peralta é primo. Diz que é o primo Basílio. - E com um risinho: – É o Basílio! Ora o Basílio! Sai-nos primo à última hora! O diabo tem graça!

– Então que havia de o homem ser se não parente? – observou Joana.

Juliana não respondeu. Quis saber se estava o ferro pronto, que tinha uma carga de roupa para passar! E sentou-se à janela, esperando. O céu baixo e pardo pesava, carregado de eletricidade; às vezes uma aragem súbita e fina punha nas folhagens dos quintais um arrepio trêmulo.

– É o primo! – refletia ela. – E só vem então quando o marido se vai. Boa! E fica-se toda no ar quando ele sai; e é roupa-branca e mais roupa-branca, e roupão novo, e tipóia para o passeio, e suspiros e olheiras! Boa bêbeda! Tudo fica na família!

Os olhos luziam-lhe. Já se não sentia tão lograda. Havia ali muito “para ver e para escutar”. E o ferro estava pronto?

Mas a campainha, embaixo, tocou.

(Eça de Queirós. O primo Basílio, 1993.)

 


Considere o antepenúltimo parágrafo do texto para responder à questão.

 

– É o primo! – refletia ela. – E só vem então quando o marido se vai. Boa! E fica-se toda no ar quando ele sai; e é roupa-branca e mais roupa-branca, e roupão novo, e tipóia para o passeio, e suspiros e olheiras! Boa bêbeda! Tudo fica na família!

 

Nas reflexões de Juliana, está sugerido o que acaba por ser o tema gerador desse romance de Eça de Queirós, a saber:



a)
a relação extra conjugal de Luísa com seu próprio primo.
b)
o casamento por interesse, mediante a compra do amor de Jorge.
c)
o casamento por conveniência, no qual Luísa foi traída.
d)
o amor extra conjugal, em nome do qual Luísa abandona o marido.
e)
a vingança, em que Juliana chantageia o amante de Luísa.
Resolução

a) Correta. Na reflexão selecionada pela questão, Juliana cita três personagens. O marido, o primo e Luísa, sua patroa. Revela assim o tema central da trama de O Primo Basílio, qual seja, o triângulo amoroso, no qual Luísa se envolve. De modo sucinto, Luísa é casada com Jorge e se envolve com seu primo. Juliana, empregada interessada em ascender socialmente, passa então a chantagear a patroa, levando-lhes a uma tragédia, que culmina em seu assassinato e na loucura de Luísa. Além disso, Basílio é apresentado na obra como um sujeito sedutor e ardiloso. A obra critica a instituição do casamento e as relações morais da alta sociedade portuguesa de seu tempo.

b) Incorreta. Basílio não se casa com Luísa.

c) Incorreta. Luísa e Jorge não são apresentados como um casal de conveniência no início do romance, pelo contrário, são apresentados como um casal burguês típico e feliz.

d) Incorreta. Luísa não abandona o marido. Na verdade, nem Basílio assim deseja, embora seja verdade que Luísa se apaixona pelo primo, acreditando na reciprocidade do sentimento. Assolada pela culpa e chantageada pela empregada, Luísa a empurra da escada. Posteriormente, passa a ter alucinações com a empregada morta. Basílio por sua vez se mostra inescrupuloso e apenas preocupado com o prazer.

e) Incorreta. Luísa não vitima seu primo Basílio, mas a empregada Juliana.