“- (...) É uma bela moça, mas uma bruta... Não há ali mais poesia, nem mais sensibilidade, nem mesmo mais beleza do que numa linda vaca turina. Merece o seu nome de Ana Vaqueira. Trabalha bem, digere bem, concebe bem. Para isso a fez a Natureza, assim sã e rija; e ela cumpre. O marido todavia não parece contente, porque a desanca. Também é um belo bruto... Não, meu filho, a serra é maravilhosa e muito grato lhe estou... Mas temos aqui a fêmea em toda a sua animalidade e o macho em todo o seu egoísmo...”
Eça de Queirós, A cidade e as serras.
Neste excerto, o julgamento expresso por Jacinto, ao falar de um casal que o serve em sua quinta de Tormes, manifesta um ponto de vista semelhante ao do
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Major Vidigal, de Memórias de um sargento de milícias, ao se referir aos desocupados cariocas do tempo do rei.
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b) |
narrador de Iracema, em particular quando se refere a tribos inimigas e a franceses.
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c) |
narrador de Vidas secas, principalmente quando ele enfoca as relações sexuais de Fabiano e Sinhá Vitória.
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d) |
Anjo, do Auto da barca do inferno, ao condenar os pecados da carne cometidos pelos humanos.
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e) |
narrador de O cortiço, especialmente quando se refere a personagens de classes sociais inferiores.
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a) Incorreta, pois, a crítica feita por Major Vidigal aos desocupados não apresenta vocabulário depreciativo inspirado em animalização/zoomorfização.
b) Incorreta, pois, embora algumas personagens apareçam comparadas a animais. A figura de linguagem usada por Alencar é a comparação e ocorre com intuito de simular (ou de imitar) um suposto pensamento indígena. Enquanto que no trecho apresentado na questão (de A Cidade e as Serras) o que temos é a zoomorfização/animalização, que consiste numa aproximação de características ou comportamentos de um personagem humano a de algum animal irracional, com finalidade depreciativa. A propósito, a cena de sexo entre Martim e Iracema tem um sentido que é o oposto do que o que aparece na descrição presente no trecho apresentado
c) Incorreta. Embora ocorra (algumas vezes) zoomorfização depreciativa em Vidas Secas, não há referência a sexo entre Fabiano e Sinhá Vitória na referida obra.
d) Incorreta, pois, embora ocorra a condenação dos pecados da carne no Auto da Barca do Inferno, em nenhum momento o Anjo se vale da zoomorfização/animalização.
e) Correta. De fato, na obra O Cortiço, o narrador usa a zoomorfização com sentido depreciativo.
NOTA: Vale ressalvar que a diferenciação entre classes sociais apresentada na alternativa E não se justifica muito, pois o narrador em O Cortiço também utiliza zoomorização depreciativa ao descrever o modo como um enojado Miranda cede à necessidade fisiológica e transa com Dona Estela, conforme se verifica no trecho abaixo:
E gozoua, gozoua loucamente, com delírio, com verdadeira satisfação de animal no cio.
E ela também, ela também gozou, estimulada por aquela circunstância picante do ressentimento que os desunia; gozou a desonestidade daquele ato que a ambos acanalhava aos olhos um do outro; estorceuse toda, rangendo os dentes, grunhindo, debaixo daquele seu inimigo odiado, achandoo também agora, como homem, melhor que nunca, sufocandoo nos seus braços nus, metendolhe pela boca a língua úmida e em brasa. Depois, um arranco de corpo inteiro, com um soluço gutural e estrangulado, arquejante e convulsa, estatelouse num abandono de pernas e braços abertos, a cabeça para o lado, os olhos moribundos e chorosos, toda ela agonizante, como se a tivessem crucificado na cama.
Consideramos, no entanto, a alternativa correta, uma vez que, embora haja diferenciação de classes, não há restrição da referida descrição depreciativa às classes inferiores, apenas ênfase, expressa através do uso do adjetivo especialmente.