Leia esta notícia científica:
Há 1,5 milhão de anos, ancestrais do homem moderno deixaram pegadas quando atravessaram um campo lamacento nas proximidades do Ileret, no norte do Quênia. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu essas marcas recentemente e mostrou que elas são muito parecidas com as do “Homo sapiens”: o arco do pé é alongado, os dedos são curtos, arqueados e alinhados. Também, o tamanho, a profundidade das pegadas e o espaçamento entre elas refletem a altura, o peso e o modo de caminhar atual. Anteriormente, houve outras descobertas arqueológicas, como, por exemplo, as feitas na Tanzânia, em 1978, que revelaram pegadas de 3,7 milhões de anos, mas com uma anatomia semelhante à de macacos. Os pesquisadores acreditam que as marcas recém-descobertas pertenceram ao “Homo erectus”.
Revista FAPESP, nº 157, março de 2009. Adaptado.
No trecho “semelhante à de macacos”, fica subentendida uma palavra já empregada na mesma frase. Um recurso linguístico desse tipo também está presente no trecho assinalado em:
a) |
A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo às futuras gerações.
|
b) |
Recorrer à exploração da miséria humana, infelizmente, está longe de ser um novo ingrediente no cardápio da tevê aberta à moda brasileira.
|
c) |
Ainda há quem julgue que os recursos que a natureza oferece à humanidade são, de certo modo, inesgotáveis.
|
d) |
A prática do patrimonialismo acaba nos levando à cultura da tolerância à corrupção.
|
e) |
Já está provado que a concentração de poluentes em área para não fumantes é muito superior à recomendada pela OMS.
|
a) Incorreta. Em tal frase não há omissão de termo algum. Embora a água tenha sido retomada semanticamente, tal retomada foi feita explicitamente pelo pronome ela.
b) Incorreta. Em tal frase não há omissão de termo algum. Embora “à moda brasileira” faça referência a “exploração da miséria humana”, o faz no sentido de especificar e não há nenhum termo omitido.
c) Incorreta. O único termo omitido (recursos) não aparece no trecho sublinhado e sim em “[recursos] inesgotáveis”.
d) Incorreta. Embora seja possível (em termos estritamente sintáticos) supor uma omissão do termo cultura (em “tolerância à [cultura] da corrupção”) tal construção implicaria em alteração semântica.
e) Correta. A palavra omitida (anteriormente citada na mesma frase) foi concentração.