Logo FUVEST

Questão 47 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 47

Transporte passivo Fisiologia vegetal

Uma das extremidades de um tubo de vidro foi envolvida por uma membrana semipermeável e, em seu interior, foi colocada a solução A. Em seguida, mergulhou-se esse tubo num recipiente contendo a solução B, como mostra a Figura 1. Minutos depois, observou-se a elevação do nível da solução no interior do tubo de vidro (Figura 2).

O aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro é equivalente



a)
à desidratação de invertebrados aquáticos, quando em ambientes hipotônicos.
b)
ao que acontece com as hemácias, quando colocadas em solução hipertônica.
c)
ao processo de pinocitose, que resulta na entrada de material numa ameba.
d)
ao processo de rompimento de células vegetais, quando em solução hipertônica.
e)
ao que acontece com as células-guarda e resulta na abertura dos estômatos.
Resolução

No experimento, a solução A é hipertônica em relação à B. Quando colocadas em contato há a passagem de água pela membrana semipermeável do tubo da solução B para a A. O fluxo de água de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada é denominado Osmose.

a) Incorreta. Ao ser colocado em um meio hipotônico, um invertebrado aquático teria o seu volume de água aumentado, sofrendo uma hiperidratação (podendo ocorrer inclusive turgência celular) e não desidratação (que é a perda de água) como afirma a alternativa.

b) Incorreta. Quando colocadas em uma solução hipertônica as hemácias perdem água (murchando), fenômeno oposto ao que foi observado com a solução A do esquema, que ganha volume.

c) Incorreta. O processo de pinocitose é um processo de ingestão de pequenas moléculas pela ameba, não se relacionando com o fluxo de água.

d) Incorreta. Quando em solução hipertônica as células vegetais murcham e não se rompem como afirma a questão. Esse processo pode inclusive ser evidenciado macroscopicamente ao se colocar uma folha de alface em uma solução com água, sal e vinagre. Esse molho é hipertônico em relação às folhas de alface e após algum tempo de contato, uma folha antes vistosa ficará toda murcha.

e) Correta. Há um aumento na concentração de potássio no interior das células guarda que faz com que estas tornem-se hipertônicas com relação às células que estão ao seu redor (células anexas) provocando a entrada de água por osmose. Esse influxo de águas as tornam túrgidas fazendo com que os estômatos se abram.

Observação: Quando a questão pede um fenômeno equivalente ao aumento do nível da solução no interior do tubo de vidro, entendemos que a alternativa correta deva apresentar alguma estrutura (no caso desta questão, as células-guarda) que receba água do meio por osmose. É importante ressaltar, no entanto, que todo fenômeno osmótico envolve a perda de água de um dos participantes do processo e o ganho de água por parte do outro participante. Neste contexto, embora as hemácias da alternativa (b) murchem, o meio em que estas estão inseridas ganha água, de forma equivalente à situação exibida pela questão. Preferimos, no entanto, desconsiderar essa linha de raciocínio.