Logo FUVEST

Questão 46 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 46

Respostas específicas (Imunologia)

Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação:

Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele.

Folha de S. Paulo, 06/08/2010.

Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente



a)
no platelminto causador da doença, ao ser introduzida no ser humano, estimula resposta imunológica que, depois, permite o reconhecimento do parasita no caso de uma infecção.
b)
no platelminto causador da doença, serve de modelo para a produção de cópias de si mesma no corpo do hospedeiro que, então, passa a produzir defesa imunológica contra esse parasita.
c)
no molusco causador da doença, estimula a produção de anticorpos no ser humano, imunizando-o contra uma possível infecção pelo parasita.
d)
no molusco causador da doença, atua como anticorpo, no ser humano, favorecendo a resposta imunológica contra o parasita.
e)
no nematelminto causador da doença, pode ser utilizada na produção de uma vacina capaz de imunizar o ser humano contra infecções por esses organismos.
Resolução

a) Correta. O Schistossoma mansoni, o platelminto causador da esquistossomose, ao entrar no corpo humano, desencadeia a resposta imunológica adquirida, induzindo à transformação de linfócitos B em plasmócitos, através de uma mediação por Linfócitos T, e a consequente produção de anticorpos específicos contra o verme invasor e a formação de células de memória que atuarão em caso de uma nova infecção, desencadeando a produção de anticorpos de uma maneira mais rápida.

b) Incorreta. O Shistossoma mansoni é um platelminto dióico, com dimorfismo sexual que se reproduz por meio de fecundação. Cada novo ovo tem um embrião geneticamente diferente de seus pais

c) Incorreta. O Shistossoma mansoni é um platelminto, não um molusco como afirma a questão e, apesar de estimular a formação de anticorpos contra ele, isso não basta para tornar o homem imunizado contra essa verminose. Imunização pressupõe uma incapacidade de se adquirir a doença no futuro. Mesmo que um indivíduo apresente células de memória que possam deflagrar rapidamente a produção de anticorpos após um segundo contato com o parasita, essa defesa é insuficiente para impedir uma nova infecção, não sendo portanto o homem imune a essa doença.

d) Incorreta. O Shistossoma mansoni é um platelminto, não um molusco como afirma a questão, e ele atua como antígeno, não como um anticorpo, como está escrito.

e) Incorreta. Trata-se de um platelminto, não um nematelminto como afirma a questão. Em tese, pode-se usá-lo para o desenvolvimento de uma vacina.