Logo FUVEST

Questão 44 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Crescimento Populacional

Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950.

 

 

Fonte: BSCS Biology – An ecological approach.

Kendal/Hunt Pub.Co., 5th ed., 2006, Adaptado.

Esse gráfico mostra que,



a)
desde 1910 até 1940, a taxa de natalidade superou a de mortalidade em todos os anos.
b)
a partir de 1938, a queda do número de indivíduos foi devida à emigração.
c)
no período de 1920 a 1930, o número de nascimentos mais o de imigrantes foi equivalente ao número de mortes mais o de emigrantes.
d)
no período de 1935 a 1940, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.
e)
no período de 1910 a 1950, o número de nascimentos mais o de imigrantes superou o número de mortes mais o de emigrantes.
Resolução

Para esta questão, o candidato deveria se lembrar dos principais fatores que afetam a taxa de crescimento populacional: número de nascimentos e imigração (que aumentam a taxa de crescimento); número de mortes e emigração (que diminuem a taxa de crescimento).

a) Incorreta. Se a taxa de natalidade superasse a de mortalidade, o gráfico de crescimento populacional não apresentaria nenhuma queda no período considerado.

b) Incorreta. Não há como inferir a causa da queda no tamanho populacional da espécie em questão através das informações apresentadas.

c) Incorreta. No período considerado, através da leitura do gráfico, podemos notar um incremento de cerca de 250 indivíduos na população (um salto de cerca de 250 indivíduos em 1920 para 500 indivíduos em 1930).

d) Correta. Se tomarmos a população no início do período considerado (cerca de 1000 indivíduos) e compararmos com a população no fim do período (cerca de 1200 indivíduos), podemos inferir que a população cresceu devido à superação das taxas de mortalidade e emigração pelas taxas de natalidade e imigração.

e) Incorreta. Tomando o número de indivíduos introduzidos em 1910 (50 indivíduos) e notando, como evidenciado pelo gráfico, que em 1950 a população não está mais presente naquela área (número zero de indivíduos), é evidente que a população sofreu um decréscimo, e, portanto, o número de nascimentos e imigrantes não superou o de mortes e emigrantes, como a alternativa afirma.