Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos. Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que
a) |
essas substâncias surgiram para evitar que as plantas sofressem a ação danosa da radiação UV. |
b) |
a radiação UV provocou mutações nas folhas da araucária, que passaram a produzir tais substâncias. |
c) |
a radiação UV atuou como fator de seleção, de maneira que plantas sem tais substâncias eram mais suscetíveis à morte. |
d) |
a exposição constante à radiação UV induziu os indivíduos de araucária a produzirem substâncias de defesa contra tal radiação. |
e) |
a araucária é um exemplo típico da finalidade da evolução, que é a produção de indivíduos mais fortes e adaptados a qualquer ambiente. |
Para esta questão, o candidato deveria se lembrar que a Teoria Sintética da Evolução (ou Neodarwinismo) apenas incorpora os mecanismos genéticos responsáveis pela geração da variabilidade e transmissão dos genes à descendência ao modelo de Seleção Natural Darwiniana. Dessa forma, mesmo após a síntese evolutiva, a seleção natural continua sendo o melhor mecanismo para explicar as mudanças das populações através do tempo.
a) Incorreta. A alternativa trás uma enunciação de finalidade, implicando na existência de algum mecanismo direcionador do processo evolutivo. A seleção natural é completamente circunstancial, selecionando características biológicas em função de fatores ambientais que podem ser variáveis, sem qualquer direcionamento ou intencionalidade.
b) Incorreta. Há a possibilidade (embora remota) de que mutações possam levar ao surgimento de substâncias fotoprotetoras. No entanto, essas improváveis mutações deveriam acontecer em células dos estróbilos, ligadas, em última análise, à produção de gametas e, portanto, passíveis de serem transmitidas aos descendentes. Mesmo que essa característica – produção de substâncias fotoprotetoras – cause um aumento no fitness do indivíduo no qual ela apareceu, ela não estará representada nos indivíduos da próxima geração pois aconteceu no DNA de uma célula somática.
c) Correta. A alternativa pressupõe a existência de variabilidade na população original e a atuação da seleção natural darwiniana sobre essa variabilidade, resultando no aumento da suscetibilidade de morte para as plantas que não produziam substâncias fotoativas.
d) Incorreta. Num modelo de evolução por seleção natural, a variabilidade é produzida aleatoriamente e, sobre ela, atuam as forças de seleção. Não há indução do surgimento de características pelo ambiente.
e) Incorreta. Trata-se de mais uma alternativa que evidencia, dessa vez de forma bastante explícita, uma concepção de finalidade no processo evolutivo.