Logo FUVEST

Questão 40 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 40

Meiose

A figura abaixo representa uma célula diploide e as células resultantes de sua divisão.

Nesse processo,



a)
houve um único período de síntese de DNA, seguido de uma única divisão celular.
b)
houve um único período de síntese de DNA, seguido de duas divisões celulares.
c)
houve dois períodos de síntese de DNA, seguidos de duas divisões celulares.
d)
não pode ter ocorrido permutação cromossômica.
e)
a quantidade de DNA das células filhas permaneceu igual à da célula mãe.
Resolução

A figura apresentada no enunciado se refere claramente a um processo de divisão meiótico. Isso pode ser depreendido da figura, pois ela apresenta, inicialmente, uma célula diplóide (2n = 2) e, como resultado do processo de divisão, quatro células haplóides (n = 1). Dessa forma, durante o ciclo celular, mais propriamente durante a fase S da interfase, ocorre a duplicação cromossômica, um único período de síntese de DNA a fim de duplicar as cromátides. Posteriormente, com o início da meiose, há dois processos de divisão celular: a meiose I, em que se observa a separação dos pares de homólogos, formando duas células já haplóides, embora com o cromossomo ainda duplicado – com duas cromátides; e a meiose II, na qual ocorre a separação das cromátides-irmãs, produzindo células com apenas uma cromátide, como as apontadas pela figura como células filhas.

a) Incorreta. A alternativa faz referência à ocorrência de apenas uma divisão celular.

b) Correta. De acordo com o exposto acima.

c) Incorreta. A alternativa indica que ocorrem dois processos de síntese de DNA. Só há um período de duplicação cromossômica em cada ciclo celular, mesmo para a meiose.

d) Incorreta. Permutação cromossômica, também conhecida como crossing over pode ocorrer em qualquer evento meiótico.

e) Incorreta. Há dois cromossomos na célula mãe representada na figura. Com isso, temos, nesta célula, duas moléculas de DNA. Já nas células filhas apresentadas, podemos observar um cromossomo e, portanto, há uma molécula de DNA por célula. A quantidade de DNA nas células mãe e filhas é diferente, portanto.