As cidades [do Mediterrâneo antigo] se formaram opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade própria, que lhes dava força e significado.
Norberto Luiz Guarinello, A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, p.20, 2006. Adaptado.
As cidades-estados gregas da Antiguidade Clássica podem ser caracterizadas pela
a) |
autossuficiência econômica e igualdade de direitos políticos entre seus habitantes. |
b) |
disciplina militar imposta a todas as crianças durante sua formação escolar. |
c) |
ocupação de territórios herdados de ancestrais e definição de leis e moeda próprias. |
d) |
concentração populacional em núcleos urbanos e isolamento em relação aos grupos que habitavam o meio rural. |
e) |
submissão da sociedade às decisões dos governantes e adoção de modelos democráticos de organização política. |
a) Incorreta: As cidades-estado não apresentavam igualdades de direitos entre todos os seus habitantes.
b) Incorreta: A disciplinar militar imposta a todas as crianças é uma característica de Esparta e outras cidades que seguiram seu modelo, mas não pode ser generalizada. Por exemplo, Atenas não aplicava disciplina militar a suas crianças.
c) Correta: A alternativa contempla a autonomia das cidades-estado quando fala em (leis e moedas próprias). Além disso, menciona a herança de territórios pelos ancestrais como uma característica típica das cidades, o que na verdade ocorre devido ao imperialismo, que foi prática comum no período, devido à ausência de terras agricultáveis.
d) Incorreta: As cidades antigas possuem uma forte ligação com o entorno rural, já que, mesmo as cidades com o comércio bastante desenvolvido, dependiam da agricultura. A base econômica da Antiguidade é a agricultura.
e) Incorreta: A alternativa é incoerente, pois modelos democráticos (que até existiram – o principal foi o de Atenas), não podem estar vinculados com a submissão da sociedade às decisões dos governantes. Vale destacar que a democracia da época era direta (participação direta dos cidadãos nas Assembleias), o que invalida ainda mais a questão.