Essa lua enlutada, esse desassossego
A convulsão de dentro, ilharga
Dentro da solidão, corpo morrendo
Tudo isso te devo. E eram tão vastas
As coisas planejadas, navios,
Muralhas de marfim, palavras largas
Consentimento sempre. E seria dezembro.
Um cavalo de jade sob as águas
Dupla transparência, fio suspenso
Todas essas coisas na ponta dos teus dedos
E tudo se desfez no pórtico do tempo
Em lívido silêncio. Umas manhãs de vidro
Vento, a alma esvaziada, um sol que não vejo
Também isso te devo.
HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
A fotografia exibe a fachada de um supermercado em Foz do Iguaçu, cuja localização transfronteiriça é marcada tanto pelo limite com Argentina e Paraguai quanto pela presença de outros povos. Essa fachada revela o(a)
a) |
apagamento da identidade linguística. |
b) |
planejamento linguístico no espaço urbano.
|
c) |
presença marcante da tradição oral na cidade.
|
d) |
disputa de comunidades linguísticas diferentes.
|
e) |
poluição visual promovida pelo multilinguismo.
|
a) Incorreta. Não há apagamento da identidade linguística, mas sim o respeito pela diversidade de línguas das diferentes comunidades que vivem na região.
b) Correta. Observa-se que a planificação urbana da região de Foz do Iguaçu leva em conta a diversidade linguística de seus habitantes. Assim, anúncios, placas e fachadas trazem informações em diferentes línguas para que as diversas comunidades possam se orientar pela cidade.
c) Incorreta. A imagem reproduz a fachada de um supermercado e, portanto, não traz marcas de tradição oral.
d) Incorreta. O supermercado, em sua fachada, procura contemplar a diversidade linguística de seus clientes, dando maior destaque para o termo em português, que é a língua oficial do Brasil. Logo, é incorreto considerar que a imagem traduz uma disputa linguística.
e) Incorreta. Os letreiros que formam a fachada do supermercado foram dispostos de uma maneira harmônica e, ao invés de criar uma poluição visual, cria uma imagem positiva da empresa que se mostra preocupada em valorizar a diversidade linguística de seus clientes.