Logo ENEM

Questão 21 Enem 2018 - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 21

Português

Essa lua enlutada, esse desassossego

A convulsão de dentro, ilharga

Dentro da solidão, corpo morrendo

Tudo isso te devo. E eram tão vastas

As coisas planejadas, navios,

Muralhas de marfim, palavras largas

Consentimento sempre. E seria dezembro.

Um cavalo de jade sob as águas

Dupla transparência, fio suspenso

Todas essas coisas na ponta dos teus dedos

E tudo se desfez no pórtico do tempo

Em lívido silêncio. Umas manhãs de vidro

Vento, a alma esvaziada, um sol que não vejo

 

Também isso te devo.

HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.


A fotografia exibe a fachada de um supermercado em Foz do Iguaçu, cuja localização transfronteiriça é marcada tanto pelo limite com Argentina e Paraguai quanto pela presença de outros povos. Essa fachada revela o(a)



a)

apagamento da identidade linguística.

b)
planejamento linguístico no espaço urbano.

c)
presença marcante da tradição oral na cidade.

d)
disputa de comunidades linguísticas diferentes.

e)
poluição visual promovida pelo multilinguismo.

Resolução

a) Incorreta. Não há apagamento da identidade linguística, mas sim o respeito pela diversidade de línguas das diferentes comunidades que vivem na região.

b) Correta. Observa-se que a planificação urbana da região de Foz do Iguaçu leva em conta a diversidade linguística de seus habitantes. Assim, anúncios, placas e fachadas trazem informações em diferentes línguas para que as diversas comunidades possam se orientar pela cidade.

c) Incorreta. A imagem reproduz a fachada de um supermercado e, portanto, não traz marcas de tradição oral.

d) Incorreta. O supermercado, em sua fachada, procura contemplar a diversidade linguística de seus clientes, dando maior destaque para o termo em português, que é a língua oficial do Brasil. Logo, é incorreto considerar que a imagem traduz uma disputa linguística.

e) Incorreta. Os letreiros que formam a fachada do supermercado foram dispostos de uma maneira harmônica e, ao invés de criar uma poluição visual, cria uma imagem positiva da empresa que se mostra preocupada em valorizar a diversidade linguística de seus clientes.