A viagem
Que coisas devo levar
nesta viagem em que partes?
As cartas de navegação só vervem
a quem fica.
Com que mapas desvendar
um continente
que falta?
Estrangeira do teu corpo
tão comum
quantas línguas aprender
para calar-me?
Também quem fica
procura
um oriente.
Também
a quem fica
cabe uma paisagem nova
e a travessia insone do desconhecido
e a alegria difícil da descoberta.
O que levas do que fica,
o que, do que levas, retiro?
MARQUES, A. M. In: SANT'ANNA, A. (Org.). Rua Aribau. Porto Alegre: Tag, 2018.
O romance, de 1939, traz à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no:
a) |
julgamento da mulher fora do espaço doméstico.
|
b) |
relato sobre as condições de trabalho no Estado Novo.
|
c) |
destaque a grupos populares na condição de protagonistas.
|
d) |
processo de inclusão do palavrão nos hábitos de linguagem.
|
e) |
vínculo entre as transformações urbanas e os papéis femininos. |
a) Incorreta. Embora o excerto apresentado possa apresentar um certo juízo de valor a respeito do comportamento de Leniza após ter começado a trabalhar, o enunciado dessa alternativa não é suficiente para atender ao comando da questão, pois não representa de maneira completa o contexto social do Rio de Janeiro do início da década de 40.
b) Incorreta. O foco do fragmento apresentado não é relatar as condições de trabalho no Estado Novo, mas sim apresentar a relação entre as transformações pelas quais a cidade passava e a definição de novos papéis para as mulheres daquele período.
c) Incorreta. A alternativa é muito genérica, pois afirma que o fragmento dá destaque para grupos populares na condição de protagonistas, apagando, dessa forma, a especificidade do relato acerca dos papéis desempenhados pelas mulheres.
d) Incorreta. O fragmento não menciona a inclusão do palavrão nos hábitos de linguagem das personagens.
e) Correta. De acordo com o enunciado, o romance A estrela sobe foi publicado em 1939 e representava tipos e situações que espelhavam o Rio de janeiro do período. O comando da questão pede que se encontre a alternativa que delineia esse contexto e, nesse sentido, a alternativa E atende ao que foi pedido, pois faz referência às transformações urbanas verificadas naquele momento. De fato, a iminência da Segunda Guerra provoca um aumento significativo das indústrias na cidade e, além disso, verifica-se a entrada da mulher nesse novo mercado de trabalho. Ao descrever o processo de transformação da personagem Leniza, que modifica sua maneira de ser após ter começado a trabalhar, o fragmento chama a atenção para o impacto desse novo contexto nos papéis desempenhados pelas mulheres nessa sociedade.