Logo ENEM

Questão 26 Enem 2018 - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 26

Português

    O projeto DataViva consiste na oferta  de dados oficiais sobre exportações, atividades econômicas, localidades e ocupações profissionais de todo o Brasil. Num primeiro momento, o DataViva construiu uma ferramenta que permitia a análise da economia mineira embasada por essa perspectiva metodológica complexa e diversa. No entanto, diante das possibilidades oferecidas pelas bases de dados trabalhadas, a plataforma evoluiu para um sistema mais completo. De maneira interativa e didática, o usuário é guiado por meio das diversas formas de navegação dos aplicativos, Além de informações sobre os produtos exportados, bem como acerca do volume das exportações em cada um dos estados e municípios da País, em poucos cliques, o interessado pode conhecer melhor o perfil da população, o tipo de atividade desenvolvida, as ocupações formais e a média salarial por categoria.

MANTOVANI, C. A. Guardião de informações. Minas faz Ciência, n. 58, jun. - jul. -ago. 2014 (adaptado).


Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto

 



a)
minimiza o alcance da comunicação digital.

b)
refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.

c)
relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.

d)
exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.

e)
expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.

Resolução

a) Incorreta. O resultado da pesquisa realizada pelo projeto Comunica que Muda não faz qualquer referência à minimização do alcance da comunicação digital. 

b) Correta. Segundo o texto, a concepção de cordialidade e hospitalidade atribuída por Gilberto Freyre aos brasileiros não é sustentada nas redes sociais. Os números obtidos pelo projeto Comunica que Muda mostram que, das 393.284 menções, 84% delas continham uma abordagem negativa sobre temas como racismo e homofobia, por exemplo.

c) Incorreta. O texto não trata de responsabilidades sobre a noção de respeito e, portanto, não há relativização.

d) Incorreta. A pesquisa citada no texto, sobre o comportamento dos brasileiros nas redes sociais, refuta os conceitos presentes na literatura e sociologia.

e) Incorreta. No texto, não há informação sobre o objetivo de o levantamento ser a alteração do comportamento estudado ou sobre a ineficácia dos estudos.