Observe a gravura “A amazona americana”, incluída no Grande Atlas de Johannes Blaeu, de 1662.
Essa gravura, produzida no século XVII, permite identificar
a) |
o desenvolvimento de relações religiosas harmoniosas, obtidas a partir de contratos firmados entre os conquistadores e as lideranças nativas, e o compartilhamento das tarefas cotidianas. |
b) |
a ambiguidade do imaginário europeu sobre a América, expressa na combinação de elementos reais e fabulosos e na percepção de nativos e africanos como escravos e guerreiros. |
c) |
a consolidação da hegemonia europeia na América, manifesta no estabelecimento de padrões de comportamento do Velho Mundo e na erradicação das tradições nativas. |
d) |
o reconhecimento da peculiaridade da fauna e da flora locais, representadas de forma realista e com o intuito de revelar aos europeus as características físicas do Novo Mundo. |
e) |
a presença dos esforços catequizadores na América, caracterizados pela submissão das populações nativas às regras de vestimenta e à ética do trabalho como garantia da salvação eterna. |
a) Incorreta. Apesar de a imagem demonstrar signos católicos na parte superior da obra, não transparece nenhum contrato entre os valores religiosos cristãos com os nativos das novas terras. Ademais, o trabalho é executado pelos nativos de sua terra, não sendo dividido com os europeus.
b) Correta. Os artistas plásticos que produziram suas obras no século XVII nas Américas tinham uma preocupação de representar o que viam no Novo Mundo, entretanto, como artistas, não se preocupavam com a veracidade das imagens criadas, pelo contrário, valorizavam uma idealização daquilo que acreditavam ser o novo mundo, transformando-o em algo fabuloso para os europeus que observassem tais pinturas.
c) Incorreta. A pintura em questão não demonstra uma consolidação da hegemonia europeia, pois, analisando a imagem, percebe-se que representa o trabalho manual local, com uma indígena protagonizando a obra com suas respectivas vestimentas, o que demonstra a predominância ainda da cultura local.
d) Incorreta. A representação da fauna e da flora nas pinturas desse contexto não eram realistas, mas sim alimentavam o desejo de representar aquilo que os europeus acreditavam que era o Novo Mundo. Ou seja, adaptavam a realidade que observavam para aquilo que queriam ver.
e) Incorreta. Como mencionado na alternativa “C”, a indígena, que é o centro da obra, traja suas vestimentas nativas, preservando, dessa forma, parte de sua cultura local. De fato, há a presença da catequização católica na obra (luz do céu passando pelos anjos e chegando até os nativos), mas não há uma demonstração de submissão nesse trabalho artístico. Sobre o trabalho regrado, a imagem demonstra a execução de um trabalho manual nos modus operandi familiar àquele povo.