Logo UNESP

Questão 26 Unesp 2023 - 2ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 26

Juscelino Kubitschek

Leia o depoimento dado por Lúcio Costa em 1974.

Primeiro, essa massa sofrida do nosso povo, que constitui o baldrame da Nação e que para cá afluiu, a fim de realizar a obra num prazo exíguo, com sacrifícios tremendos e grande idealismo, apesar de ter sido atraída inicialmente pela necessidade do dia a dia, de conseguir algum dinheiro para suas famílias. Esse lastro, essa população que afluiu e aqui está, não quis voltar, espraiou-se e forçou essa inversão de ordem natural do planejamento que era as cidades-satélites virem depois de a cidade concluída.

(Apud: Abelardo de Sousa. Arquitetura no Brasil: depoimentos, 1978.)


Esse depoimento refere-se a dois componentes importantes da construção de Brasília



a)

o deslocamento de trabalhadores, oriundos principalmente do Nordeste, para o Planalto Central e a redefinição do planejamento urbano original, que precisou incorporar áreas de moradia popular.

b)

o compromisso social do governo federal liderado por uma burguesia nacionalista e o desenvolvimento de programas sociais que permitiram a melhoria das condições de vida e trabalho no Planalto Central.

c)

o acelerado crescimento populacional, gerado pelas boas condições de vida na nova capital, e as novas oportunidades oferecidas pelo governo federal, que desenvolveu programas de requalificação profissional.

d)

o início dos processos de migração internos, provocados após a inauguração da nova capital, e a ampliação da oferta de empregos na indústria, que levou trabalhadores do Sul e do Sudeste para a região central.

e)

o nomadismo dos trabalhadores pobres, atraídos pelas raras ofertas de emprego, e as estratégias de assegurar transporte e moradia gratuitos que pudessem atrair mais brasileiros para as indústrias da região central.

Resolução

a) Correta. O depoimento do arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998), que foi um dos principais responsáveis pela construção da nova capital (Brasília), inaugurada em 1960, durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), justamente alude ao afluxo da mão-de-obra oriunda especialmente da região Nordeste componente do conjunto de trabalhadores que executou a construção da referida cidade. Com o final da obra, esses trabalhadores, também chamados de candangos, acabaram permanecendo na região e lá passaram a viver. Tal fato levou a uma modificação do planejamento inicial dos arquitetos, pois criou a necessidade do surgimento das cidades satélites, as quais serviriam de moradia para essa população que havia se deslocado até lá.

b) Incorreta. Não havia nenhum compromisso por parte do governo federal ou de nossas elites no sentido de garantir direitos ou programas sociais aos trabalhadores que se deslocaram até o local das obras de construção de Brasília. Ao contrário, esses trabalhadores foram submetidos a extenuantes jornadas, com pouca remuneração e quase nenhuma proteção, fato que levou a inúmeros acidentes de trabalho.

c) Incorreta. As oportunidades de boas ocupações de trabalho em Brasília estavam ligadas aos serviços da burocracia estatal. Esses cargos estavam destinados aos representantes das elites. Os trabalhadores comuns, os chamados candangos, não tiveram a mesma oportunidade e ficaram restritos a trabalhos considerados inferiores e com baixas remunerações.

d) Incorreta. A migração gerada pela construção da nova capital foi principalmente oriunda da região Nordeste. Ao mesmo tempo, os empregos se destinavam fundamentalmente para o setor da construção civil, justamente para que a construção da cidade acontecesse dentro do prazo determinado. A indústria no Brasil estava concentrada na região sudeste, especialmente na cidade de São Paulo.

e) Incorreta. Não há no texto nenhum indicativo da garantia de moradia e transporte gratuitos aos trabalhadores em Brasília. Ao mesmo tempo, os empregos naquela região não eram no setor industrial, mas sim na construção civil.