O Polo Industrial de Camaçari (BA) transformou a economia baiana, que antes tinha uma base econômica essencialmente agrária. Localizado na região metropolitana de Salvador, é um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul e desempenha papel importante no setor produtivo desse estado.
(https://g1.globo.com, 12.10.2019. Adaptado.)
A implantação do Polo Industrial de Camaçari está inserida no contexto
a) |
da desconcentração industrial, com o deslocamento de investimentos produtivos para áreas menos desenvolvidas do país. |
b) |
das zonas francas, com a redução de impostos de importação e exportação para garantir a competição de preços. |
c) |
do Programa de Aceleração do Crescimento, com políticas econômicas focadas em infraestrutura para melhorar as rodovias. |
d) |
da política de substituição de importações, com investimentos na produção de bens de capital à população urbana |
e) |
da Segunda Revolução Industrial, com investimentos em pesquisa e tecnologia para solucionar a obsolescência programada. |
O Polo Industrial de Camaçari foi criado em 1978 e foi o primeiro polo petroquímico planejado no país. Hoje apresenta uma diversificação significativa com indústrias de pneus, celulose, metalurgia de cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, fármacos e bebidas. Posto isso, discorre-se que:
a) Correta. A constituição do chamado polo petroquímico de Camaçari fez parte de um processo de desconcentração industrial que estava em andamento na década de 1970 no Brasil. A deseconomia de aglomeração (maiores custos de produção) nas regiões de industrialização mais antiga do país (eixo Rio-SP, com destaque para a Grande São Paulo) associada aos salários mais baixos e incentivos fiscais na Bahia estimularam a criação do polo industrial em questão.
b) Incorreta. A Zona Franca de Manaus foi criada durante os governos militares, em 1967, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e povoamento da região amazônica. Outras zonas francas surgiram a partir do final da década de 1980 e a maioria sofreu influência da abertura econômica realizada a partir da década de 1990, o que favoreceu a atração de empresas estrangeiras ao território brasileiro.
c) Incorreta. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi adotada durante o 2º mandato do Governo Lula, mais precisamente em 2007 e, portanto, bastante tempo depois da formação do polo de Camaçari. O PAC, visava orientar a política econômica para turbinar o crescimento econômico do país por meio de grandes investimentos em obras de infraestrutura, como hidrelétricas.
d) Incorreta. A implantação das indústrias de bens de capital (máquinas, ferramentas e equipamentos) se deu nos anos 1950, portanto, quase duas décadas antes da instalação do polo de Camaçari. O mercado visado por indústrias de bens de capital são outras indústrias e não a população urbana.
e) Incorreta. Na década em que ocorreu a implantação do polo de Camaçari o mundo já passava pela 3ª Revolução Industrial e esse movimento disruptivo tecnológico acentuou a prática de obsolescência programada, prática esta na qual os produtos se tornam obsoletos de forma planejada pelas empresas que os produzem a fim de induzir os consumidores a adquirirem novas mercadorias, mais avançadas e úteis do que aquelas que ficaram ultrapassadas.