Examine a imagem.
Monte Roraima
O Monte Roraima, localizado no Planalto Norte-Amazônico, é formado por relevos residuais interpenetrados pela depressão marginal norte-amazônica. Essa configuração, de terrenos altos, como montes e serras, e de terrenos baixos, como a depressão, é explicada pela
a) |
movimentação horizontal de placas tectônicas com a ruptura do material rochoso. |
b) |
existência de formações rochosas com diferentes constituições. |
c) |
zona de metamorfismo promotora da dissolução das rochas. |
d) |
zona de expansão geradora de fissuras nas rochas. |
e) |
movimentação vertical das zonas de contato entre as placas tectônicas. |
O Monte Roraima, situado em área próxima às fronteiras entre Guiana, Venezuela e Brasil, é considerada uma das formações geológicas mais antigas do continente americano. Sua estrutura rochosa data de aproximadamente 2,5 bilhões de anos atrás (Proterozoico), com existência tanto de rochas sedimentares quanto cristalinas (magmáticas e metamórficas) e evidências de processos erosivos intensos que geraram tai feição na paisagem. Sua forma é denominada mesa ou tepuy, termos que designam uma grande feição de topo aplainado com vertentes abruptas em seu entorno (escarpas), configurando chapadas que integram parte do arcabouço geomorfológico do Planalto das Guianas. A imagem a seguir apresenta a localização de tal formação de relevo:
Mapa do sítio geológico do Monte Roraima. Disponível em: http://sigep.cprm.gov.br/sitio038/sitio038_impresso.pdf
Considerando isso, é possível afirmar que:
a) Incorreta. A área mencionada está em uma zona geológica muito antiga e com grau de estabilidade considerável, o que torna a ruptura rochosa resultante do movimento horizontal das placas improvável.
b) Correta. A composição geológica heterogênea local, com presença de rochas sedimentares como calcário, arenitos e conglomerados, mas também rochas metamórficas como ardósia e quartizitos e rochas magmáticas como o granito, contribuiu para processos erosivos mais intensos em algumas áreas do outras, o que gerou diferenças altimétricas importantes e, como o próprio enunciado menciona, "configuração, de terrenos altos, como montes e serras, e de terrenos baixos, como a depressão". Dessa forma, há grande relevância do clima úmido (erosão pluvial) e da ação dos ventos (erosão eólica) ali presentes como principais agentes formadores das feições do Monte Roraima.
c) Incorreta. Metamorfismo é o processo de aumento de temperatura e pressão dos minerais rochosos que origina as rochas metamórficas. Isso não se relaciona com a formação do Monte Roraima, pois este possui estrutura predominantemente sedimentar, com destaque para rochas calcárias e quartzo que formam extensas cavernas na região.
d) Incorreta. As zonas de expansão se situam em áreas próximas de limites divergentes, em que há afastamento de placas tectônicas. Além disso, o Monte Roraima, que se situa no interior da placa Sulamericana, não tem grandes fissuras geológicas, tampouco isso teria sido responsável por sua formação.
e) Incorreta. O Planalto das Guianas e, consequentemente, a formação em questão não estão localizados em zonas de contato de placas.