A expressão “Educação Ambiental” passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproximaria de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva das “boas práticas ambientais” ou ainda dos “bons comportamentos ambientais”. Mas, mesmo assim, restaria saber: que critérios definiriam as tais boas práticas? Do ponto de vista de quem são boas? […] Com base em que concepção de meio ambiente certas práticas sociais estariam sendo classificadas como ambientalmente adequadas ou inadequadas?
(Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012.)
A expressão “Educação Ambiental” envolve outros aspectos importantes, tais como:
a) |
natural e ético, que regulariam, por exemplo, o custo de acesso para grupo social aos espaços naturais. |
b) |
físico e cognitivo, que cessariam, por exemplo, o vínculo do indivíduo com o espaço que habita. |
c) |
econômico e cultural, que questionariam, por exemplo, o acesso e o uso de recursos naturais. |
d) |
étnico e cultural, que determinariam, por exemplo, os limites de crescimento para as áreas urbanas. |
e) |
político e social, que problematizariam, por exemplo, a supervalorização de áreas verdes para o lazer. |
a) Incorreta. O custo de acesso para um grupo social aos espaços naturais não é natural nem ético porque os espaços naturias deveriam, segundo diversas concepções de ambientalismo, ser públicos.
b) Incorreta. A Educação Ambiental deveria valorizar cada vez mais o vínculo do indivíduo com o espaço que habita e não cessá-lo.
c) Correta. Como nos vários questionamentos do excerto, a Educação Ambiental envolve aspectos econômicos e culturais, pois problematiza a desigualdade no acesso e no uso dos recursos naturais.
d) Incorreta. Os aspectos étnicos e culturais não determinam os limites de crescimento das áreas urbanas. Além disso, a Educação ambiental não deve se limitar à zona urbana e sim à totalidade do espaço geográfico, incluindo zonas rurais e de biomas preservados.
e) Incorreta. A Educação Ambiental, em seu âmbito político e social, deveria facilitar o acesso a áreas verdes para o lazer de toda a população. Atividades predatórias e nocivas como industrialização intensiva, estabelecimento de monoculturas e áreas de pastagens em larga escala, que geram poluição e degradação, é que deveriam ser questionadas, nesse caso.