The literary principle according to which the writing and criticism of poetry and drama were to be guided by rules and precedents derived from the best ancient Greek and Roman authors; a codified form of classicism that dominated French literature in the 17th and 18th centuries, with a significant influence on English writing, especially from c.1660 to c.1780. In a more general sense, often employed in contrast with romanticism, the term has also been used to describe the characteristic world-view or value-system of this “Age of Reason”, denoting a preference for rationality, clarity, restraint, order, and decorum, and for general truths rather than particular insights.
(Chris Baldick. The Concise Oxford Dictionary of Literary Terms, 2001.)
O termo literário a que o texto se refere é o
a) |
Renascimento. |
b) |
Barroco. |
c) |
Romantismo. |
d) |
Naturalismo. |
e) |
Neoclassicismo. |
O princípio literário segundo o qual a escrita e a crítica da poesia e do drama deveria ser guiada por regras e precedentes derivados do melhor grego antigo e autores romanos; uma forma codificada de classicismo que dominou literatura francesa dos séculos XVII e XVIII, com influência significativa na escrita inglesa, especialmente de 1660 a 1780. Em um sentido mais geral, muitas vezes empregado em contraste com o romantismo, o termo também foi usado para descrever a visão de mundo característica ou sistema de valores desta “Era da Razão”, denotando uma preferência pela racionalidade, clareza, contenção, ordem e decoro,
e para verdades gerais em vez de percepções particulares.
a) Incorreta. O texto refere-se a "uma forma codificada de classicismo" localizada, na França, nos séculos XVII e XVIII, e na Inglaterra, especialmente de 1660 a 1780. Assim, trata-se de um período posterior ao Renascimento, época que corresponde à escola literária conhecida como "Classicismo" (predominante no século XVI).
b) Incorreta. Além da questão cronológica (pois o Barroco predomina, na literatura, no século XVII), a literatura barroca é, em essência, a "arte dos contrastes", que trabalha com tensões, desequilíbrios, exageros, dramaticidade. Não há, assim, no Barroco, uma preferência por racionalidade, clareza, contenção e ordem.
c) Incorreta. Uma vez que o texto afirma tratar-se de um momento literário que contrasta com o Romantismo, não faria sentido estar se referindo a esse período. A literatura romântica, de modo geral, valoriza as percepções particulares e prega a liberdade, enquanto, no texto, a preferência se dá para as verdades gerais e as regras que remontam à antiguidade greco-romana. Além disso, novamente, temos a questão cronológica: o Romantismo predomina no final do século XVIII e início do século XIX.
d) Incorreta. O Naturalismo surge no século XIX, fortemente influenciado por teorias cientificistas como o Positivismo, o Determinismo e o Evolucionismo. Os escritores desse período buscavam, por meio de suas obras, explorar os aspectos biológicos do ser humano e denunciar os "males sociais", recorrendo, para isso, à caracterização de situações violentas e degradantes. Deste modo, a literatura naturalista afasta-se dos modelos da literatura classicista.
e) Correta. Conforme o próprio nome sugere, o Neoclassicismo foi um período de retomada dos valores clássicos, guiados pelas regras herdadas da arte greco-romana. Conhecida como a arte representante da "Era da Razão", está associada ao desenvolvimento do pensamento iluminista, predominantemente durante o século XVIII. Assim como durante o Classicismo, a literatura neoclássica (correspondente ao Arcadismo) prezava pela racionalidade, a clareza, a contenção (na busca pela simplicidade) e a exploração de verdades gerais.