Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII.
(In: Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.)
Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios:
a) |
a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano. |
b) |
a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas. |
c) |
o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras. |
d) |
a atitude herética dos artistas, que frequentemente contrariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas. |
e) |
a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso. |
a) Incorreta. De fato, o objeto artístico em questão, sendo sacro, poderia servir em cultos religiosos. Entretanto, não servia como porta moedas, uma vez que uma arte feita com o intuito de representar a fé cristã não poderia dividir sua incumbência (pela importância religiosa) com práticas banais do cotidiano.
b) Correta. Ao se analisar a imagem, torna-se perceptível que se trata de uma escultura barroca mineira, uma vez que representa o conteúdo da fé cristã, apresenta ornamentalismo na base de sua peça e movimentação na composição como um todo. A parte de traz revela um buraco feito na imagem que era usado para contrabandear as riquezas extraídas das minas. Daí surge a expressão "santo de pau oco", aparenta ser algo bom, santo, mas na verdade esconde algo impróprio.
c) Incorreta. Analisando a obra, percebe-se uma dinâmica de movimentação no corpo e na roupa da personagem, também a representação de diversas cabeças de anjos na base da escultura (ornamentalismo), ambas as características remetem aos valores estéticos do barroco, portanto, não é possível afirmar que existe um padrão renascentista no objeto artístico em questão.
d) Incorreta. Não existia nesse contexto artístico e histórico uma proibição de representar figuras femininas religiosas, portanto, não existe uma atitude herética por parte do artista ao representar a virgem Maria, mas sim da construção do objeto de maneira falaciosa, não para uma verdadeira fé, mas para um contrabando.
e) Incorreta. A obra em questão não apresenta elementos da natureza, (apenas os próprios corpos das personagens, o menino Jesus e Maria). A composição em sua maioria não advém diretamente da natureza, como exemplo, a coroa e as roupas são confecções humanas e a representação dos anjos é uma coisa imaginária, inexistente materialmente.