Examine a imagem.
(www.terra.com.br. Adaptado.)
Os sistemas meteorológicos da Alta da Bolívia e do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) são importantes para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS tem como característica
a) |
a forte nebulosidade, resultado do encontro de massas de ar quentes e úmidas da Amazônia e do Atlântico Sul. |
b) |
a baixa umidade, resultado de movimentos verticais descendentes de ar frio no centro de um cavado. |
c) |
a formação dos anticiclones, resultado da interação entre os ventos alíseos de nordeste e uma frente polar. |
d) |
a formação de frente fria, resultado do avanço de uma massa de ar frio sob uma massa de ar quente. |
e) |
a formação dos ciclones tropicais, resultado dos movimentos turbilhonares do ar ao redor de um centro de baixa pressão. |
O Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) são sistemas de baixa pressão que se estabelecem nas porções mais altas da troposfera e se diferem das baixas pressões tanto pela sua altitude de formação quanto pelo topo de seu centro ser mais frio que o das baixas pressões clássicas na baixa troposfera. As baixas pressões que em momentos específicos se formam sobre o Oceano Atlântico tropical possuem a capacidade de atrair ventos para si. As Baixas pressões do Atlântico são zonas de atração de ventos que tanto saem da alta da Bolívia – responsável por vezes por empurrar ventos da alta pressão da Bolívia para o Atlântico. A Alta da Bolívia é um Anticiclone por isso é uma área de ventos centrífugos, em geral mais secos, frios e com menor nebulosidade que quando eles se encontram com ventos da Amazônia que viajam em direção sul-sudeste do Brasil geram uma área de nebulosidade que chamamos de Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS. Ela é a faixa de convergência e contato dos ventos da Alta Boliviana e por vezes das massas polares com os fluxos vindos da região norte brasileira mais quentes e úmidos, que conferem então a característica de alta umidade e nebulosidade da ZCAS.
Sendo assim:
a) Correta. Pelo que foi acima explicado de fato a ZCAS apresenta uma forte nebulosidade, que é resultado do encontro de massas de ar quentes e úmidas da Amazônia e massas vindas do sul da América e do Atlântico Sul.
b) Incorreta. A área de baixa umidade do mapa seria o centro de Alta Pressão da Bolívia, que por serem alta pressão são sim resultado de movimentos verticais descendentes de ar frio no centro de um anticiclone. Porém a ZCAS é a área de convergência das massas úmidas para o Atlântico.
c) Incorreta. A formação dos anticiclones é uma condição das características térmicas da atmosfera devido as condições superficiais locais; é das altas pressões próximas aos 30º de latitude que se originam os ventos alísios de sudeste, enquanto os de Nordeste são típicos do hemisfério norte.
d) Incorreta. As frentes frias podem ajudar a formação da convergência e da nebulosidade da ZCAS e não o contrário como afirma este ítem.
e) Incorreta. A ZCAS é o fluxo de encontro entre os ventos da Amazônia e os Fluxos de Ventos do Atlântico sul e da Alta da Bolívia que seguem em direção das baixas pressões no atlântico. As áreas ciclonais tropicais, são sim resultado dos movimentos turbilhonares do ar ao redor de um centro de baixa pressão, não são a ZCAS mas sim os centro de Baixa pressão que atraem os fluxos de ventos que geram a ZCAS.