Analise os componentes que caracterizam o cálculo desenvolvido para avaliar a pressão exercida pela população humana sobre o meio ambiente.
Carbono: extensão de áreas florestais capazes de sequestrar emissões de CO2 derivadas da queima de combustíveis fósseis.
Áreas de cultivo: extensão de áreas usadas para a produção de alimentos e fibras para o consumo humano, bem como para a produção de ração para o gado, oleaginosas e borracha.
Pastagens: extensão de áreas utilizadas para a criação de gado de corte e leiteiro e para a produção de couro.
Florestas: extensão de áreas necessárias para o fornecimento de madeira, celulose e lenha.
Áreas construídas: extensão de áreas cobertas por infraestrutura humana.
Estoques pesqueiros: estimativa de produção primária necessária para sustentar os peixes e mariscos capturados.
(www.wwf.org.br. Adaptado.)
Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar
a) |
o Ecodesenvolvimento. |
b) |
a Agrobiodiversidade. |
c) |
a Pegada Ecológica. |
d) |
o Dano Ambiental. |
e) |
o Crédito de Carbono |
A questão apresenta um infográfico que traz ações humanas associadas a seu modo de vida e organização produtiva bem como os impactos que estas ações trazem sobre o meio ambiente e a natureza. A Pegada Ecológica é uma contabilidade de ações humanas sobre a natureza que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. O termo pegada traz a ideia de impacto sobre a superfície do planeta e sobre a natureza. O próprio infográfico nos revela que o indicador – pegada ecológica – leva em consideração as ações humanas de produção e extrativismo (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), seja pela agricultura, pastagens, florestas, pesca e até mesmo como o ser humano se organiza na construção de seus espaços e na produção de suas energias. Também é importante considerar o desmatamento e as emissões de gases estufa como o dióxido de Carbono (CO2).
Sendo assim:
a) Incorreta. O Ecodesenvolvimento é uma vertente da economia que busca a coexistência do capitalismo e a preservação de recursos ambientais, este tema apenas tangencia o infográfico proposto na questão.
b) Incorreta. A Agrobiodiversidade segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) 'é a parte agrícola da biodiversidade, formada pelas plantas de interesse das pessoas, que, por isso, as cultivam’.
c) Correta. A Pegada Ecológica – o infográgico justifica este conceito conforme explicação acima.
d) Incorreta. O Dano Ambiental é apenas a destruição humana sobre o espaço e pode apresentar várias faces diferentes. Faz parte da pegada ecológica mas o conceito pegada ecológica é mais amplo e trata de toda ação e/ou impacto do homem sobre a natureza.
e) Incorreta. O Crédito de Carbono é a alternativa proposta a partir do Protocolo de Quioto (1997) com o objetivo de garantir que a média global de redução de emissões de CO2 fosse atingida. O mercado de carbono consiste na venda de cotas de redução de emissões de Carbono (CO2) por países ou organizações que atingiram a redução para além das suas metas obrigatórias para países ou organizações que não conseguiram atingir sua cotas.