Logo UNESP

Questão 55 Unesp 2023 - 1ª fase

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 55

Temas da Filosofia Filosofia

Human beings are relentlessly capable of reflecting on themselves. We might do something out of habit, but then we can begin to reflect on the habit. We can habitually think things, and then reflect on what we are thinking. We can ask ourselves (or sometimes we get asked by other people) whether we know what we are talking about. To answer that we need to reflect on our own positions, our own understanding of what we are saying, our own sources of authority. Cosmologists have to pause from solving mathematical equations with the letter t in them, and ask what is meant, for instance, by the flow of time or the direction of time or the beginning of time. But at that point, whether they recognize it or not, they become philosophers.

(Simon Blackburn. Think: A compelling introduction to philosophy, 1999. Adaptado.)


No texto, o autor explicita a presença da atitude filosófica a partir



a)

do estudo da relevância das sensações.

b)

da identificação de regras da argumentação.

c)

da avaliação da moralidade dos indivíduos.

d)

da análise de formas de governo.

e)

do questionamento das bases do conhecimento.

Resolução

Traduzindo o texto, temos:

O ser humano é incansavelmente capaz de refletir sobre si mesmo. Podemos fazer algo por hábito, mas então podemos começar a refletir sobre o hábito. Podemos habitualmente pensar coisas e depois refletir sobre o que estamos pensando. Podemos nos perguntar (ou às vezes somos questionados por outras pessoas) se sabemos do que estamos falando. Para responder a isso, precisamos refletir sobre nossas próprias posições, nossa própria compreensão do que estamos dizendo, nossas próprias fontes de autoridade. Os cosmólogos precisam parar de resolver equações matemáticas com a letra t nelas e perguntar o que significa, por exemplo, o fluxo do tempo ou a direção do tempo ou o início do tempo. Mas nesse ponto, quer reconheçam ou não, eles se tornam filósofos.

Note, a partir da leitura do texto, que a presença da atitude filosófica pode se verificar de muitas maneiras, a depender do tipo de abordagem que as pessoas fazem sobre os diferentes contextos que as cercam. Por exemplo: se as pessoas se perguntam o que é a beleza ou de onde surgiu a ideia sobre o belo, elas estão, na verdade, trazendo temas da filosofia estética para os seus cotidianos. Se se perguntam o que é a justiça ou qual a melhor escolha que podemos fazer em nossas vidas, elas estão trazendo temas da filosofia moral (ética). No caso do texto, há muitas considerações sobre nossa capacidade de pensar sobre o nosso próprio pensamento (refletir) e, assim, questionarmos sobre as bases daquilo que chamamos de verdade e sobre a própria obtenção do conhecimento. Por isso, vem à tona o tema da epistemologia, ou teoria do conhecimento, ou ainda gnosiologia. É assim que texto e gabarito se unem, perfeitamente.

a) Incorreta. O estudo da relevância das sensações nos levaria a perguntas e considerações diferentes das que estão no texto, na medida em que teríamos de nos perguntar qual o lugar e o papel do corpo, e de todos os sentidos que ele carrega, na elaboração do saber. Teríamos de ter um texto como os de Merleau-Ponty, por exemplo (importante fenomenólogo francês do século XX), ou um texto semelhante aos dos empiristas britânicos modernos.

b) Incorreta. Regras de argumentação ou de raciocínio lógico, como a regra do terceiro excluído, de Aristóteles, não são mencionadas no texto. Por isso mesmo, o item não pode ser correto.

c) Incorreta. O comando do enunciado é "No texto, o autor explicita a presença da atitude filosófica a partir". Desse modo, a resposta da questão deve estar no texto. Note que a alternativa não traz os assuntos discorridos por Simon Blackburn, que não se referem a questões sobre justiça, ética, escolhas corretas ou dilemas morais.

d) Incorreta. O debate sobre as formas e sistemas de governo é próprio da filosofia política e aborda assuntos como regimes políticos, relações entre governantes e governados, distribuição do poder, atividade representativa, controle estatal etc. Nada disso aparece no texto-base da questão.

e) Correta. O "questionamento das bases do conhecimento" é tema da primeira à última linha do texto, na medida em que o autor deixa claro que o processo dubitativo e reflexivo são características inerentes ao ser humano, que faz muito mais do que calcular coisas e colocá-las em tabelas. Dito de outro modo, é a natureza do pensar sobre o pensamento que, nesse texto, caracteriza a atitude filosófica.