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Questão 56 Unesp 2023 - 1ª fase

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Questão 56

Filosofia Temas da Filosofia

Texto 1

(Wesley Samp. www.depositodowes.com, 17.12.2008.)

Texto 2

    A concepção de real e virtual pensados como um contínuo se vê reforçada pela percepção de que um registro afeta o outro. Tal ideia é sustentada por autores que concebem a internet como uma ferramenta para veicular as subjetividades de nossa época, mas não só. […] Segundo Viganò, “o advento da internet contribui potencialmente para fazer da assim dita realidade virtual um elemento constitutivo da realidade social”.

(Flávia Hasky e Isabel Fortes. “Desconstruindo polarizações acerca da internet: entrelaçamentos entre os universos on-line e off-line”. Psicologia em Pesquisa, 2022.)


O contraste entre esses textos permite retomar, na atualidade, uma clássica questão filosófica, “o que é real?”, pois a



a)

análise das relações virtuais ocorre dissociada das relações presenciais.

b)

ação individual segue inalterada ao longo do tempo.

c)

invenção de novas tecnologias reformula o conceito de realidade.

d)

disponibilidade de conexão à internet amplia o conhecimento humano.

e)

criação de mídias digitais estimula a imaginação.

Resolução

O debate sobre o "real" remonta à filosofia antiga. Pelo menos desde Platão, que vincula o real ao ideal/racional, os pensadores do mundo ocidental têm se empenhado nessa discussão. Saltando do mundo antigo ao mundo moderno e, assim, dando mais um exemplo dessa discussão, encontramos em Descartes um conjunto de dúvidas que ele mesmo chamou de dúvidas exageradas (hiperbólicas). Perguntou-se se sua vida não era um sonho, se seu corpo estava mesmo ali, com sua alma. Fez questão de duvidar de todas as coisas evidentes, a não ser o próprio pensamento. Enfim, seja em Platão ou em Descartes, na Idade Antiga ou na Moderna, ou em outro autor qualquer, em outro tempo qualquer, o tema do texto I, na filosofia, é uma constante. Ademais, considerando também o texto II, temos mais uma informação relevante: é certo que as novas tecnologias têm, sim, influenciado a vida "real" e, consequentemente, a social, integrando-se, assim, ao longo debate sobre o "ser" e o "não ser". Dito isso:

a) Incorreta. Uma leitura atenta ao texto nos mostraria a inconsistência desse item, que erra ao afirmar que as relações virtuais, do mundo da internet ou dos jogos em rede, estão dissociadas das relações presenciais. Ao contrário, estão associadas, como se vê em "A concepção de real e virtual pensados como um contínuo se vê reforçada pela percepção de que um registro afeta o outro."

b) Incorreta. As transformações históricas, mesmo se não tivessem a grandeza que têm, ainda assim alterariam as ações individuais, diferentemente do que coloca a alternativa.

c) Correta. Considerando, sobretudo, as implicações das novas tecnologias na vida afetiva, psíquica, social, laboral, cultural, política e sexual dos indivíduos, não há como negar que os meios tecnológicos, genericamente chamados de "virtuais", são mais "reais" do que nunca, o que altera nossa percepção histórica sobre a realidade, seja a percepção platônica ou qualquer outra. Não por acaso, os impactos, por exemplo, dos jogos em rede ou das mídias sociais na construção da identidade infanto-juvenil ou na construção da identidade do adulto, bem como a influência dessas ferramentas no processo de socialização, são temas de várias áreas de pesquisa das ciências humanas e até mesmo das ciências biológicas.

d) Incorreta. Diferentemente do que traz a alternativa, os textos-base da questão não afirmam que a disponibilidade de acesso à internet amplia o conhecimento humano, mas discutem a relação entre o "real" e o "virtual".

e) Incorreta. De acordo com o enunciado da questão: "O contraste entre esses textos permite retomar, na atualidade, uma clássica questão filosófica, 'o que é real?', pois a". Note, portanto, que o texto da alternativa: "criação de mídias digitais estimula a imaginação" não completa de forma coerente o texto do enunciado. Além disso, o tema imaginação não é abordado nos textos.