Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, essas instituições são criadas por países (Estados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados. Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os Estados membros. A Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, o respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade.
(Benigno Núñez Novo. “Organizações internacionais”. www.direitonet.com.br, 08.02.2018. Adaptado.)
A organização política intergovernamental mencionada no excerto assemelha-se à concepção de Estado da abordagem contratualista de Hobbes, caracterizada pelo dever do soberano de
a) |
proteger a vida humana. |
b) |
garantir o direito natural. |
c) |
superar a desigualdade social. |
d) |
ampliar a liberdade individual. |
e) |
assegurar a propriedade privada. |
Como já tinha acontecido em outra oportunidade, a Unesp traz um texto sobre geopolítica e, a partir dele, monta uma interessante questão sobre o filósofo contratualista Thomas Hobbes, britânico do século XVII. Aliás, não por acaso citamos, aqui, o contexto histórico do autor: ele é base para o desenvolvimento de toda a sua filosofia político. Basicamente, influenciado pelos horrores da guerra civil inglesa (a Revolução Puritana), o pensador moderno chamou o homem de "lobo" e deixou muito claro, em sua obra "Leviatã", que na ausência de um poder soberano nossa vida correria perigo. Aliás, esse é o motivo maior pelo qual institucionalizamos acordos e contratos: a proteção da nossa vida, ou seja, a busca da paz, a negação da guerra. Nisso concordam o texto que fundamenta o exercício e, claro, o gabarito.
a) Correta. Uma vez estabelecido um contrato social entre os indivíduos de um grupo humano que querem evitar a guerra, há de se definir, também, um guardião para esse contrato. Esse seria o rei, o monarca, o soberano - o responsável pela manutenção da lei e a consequente manutenção e preservação da vida - segundo Hobbes, nosso bem inalienável.
b) Incorreta."Garantir o direito natural" é uma resposta muito ampla. Tão ampla que a torna equivocada. Na discussão jusnaturalista hobbesiana, a vida é um direito natural e, de fato, deve ser preservada. Porém, a liberdade plena também seria um direito natural (inerente ao homem), mas não pode ser garantido, pelo menos não em sua totalidade (porque, se fosse o caso, a situação que viveríamos seria de "guerra de todos contra todos", já que essa liberdade se somaria à maldade humana, desse "homem lobo do homem").
c) Incorreto. O item traz um debate que não pertence ao momento histórico do autor: a superação da desigualdade social. Apenas um século depois, no século XVIII, a temática entre na pauta do pensamento ocidental. Aliás, um outro contratualista a aborda: Jean-Jacques Rousseau.
d) Incorreto. "Ampliar a liberdade individual", conforme raciocínio desenvolvido na explicação do item "B", é um problema, segundo Hobbes. A equação do autor, sobre esse tema, poderia assim ser sintetizada: quanto mais liberdade, mais perigo; quanto menos liberdade, mais segurança.
e) Incorreto. São três os contratualistas da história da filosofia: Hobbes, Rousseau e Locke. Desses, apenas o último defende a propriedade privada e pensa que os homens deveriam se organizar, politicamente, para defendê-la. Aqui, então, o item tenta confundir o candidato/ a candidata, "misturando" os autores.