Analise o esquema de um jogo de palavras cruzadas.
As informações para que as sequências 1, 2 e 3 sejam preenchidas com os termos que completam as palavras cruzadas são:
a) |
1: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-sintetizado 2: conteúdo dos lisossomos 3: unidade estrutural e funcional dos seres vivos |
b) |
1: proteínas que participam da espiralização e compactação do DNA na formação dos cromossomos 2: conteúdo dos lisossomos 3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses |
c) |
1: unidade estrutural e funcional dos seres vivos 2: órgãos que apresentam células que sofrem meioses 3: conteúdo dos lisossomos |
d) |
1: organela em que se dá a síntese proteica 2: o mesmo que permutação cromossômica 3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses |
e) |
1: proteínas que participam da espiralização e compactação do DNA na formação dos cromossomos 2: organela em que se dá a síntese proteica 3: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-sintetizado
|
A questão exige que o aluno conheça diversos conceitos de biologia celular que incluem citoplasma, núcleo e mecanismos de divisão. A seguir, é feita a análise de cada uma das alternativas e os termos aos quais elas fazem referência.
a) Incorreta.
1: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-sintetizado à nucléolo
Nesta região, visível no núcleo interfásico, ocorre a síntese de RNA ribossômico responsável por compor os ribossomos que irão promover a síntese proteica, mecanismo também chamado de tradução.
2: conteúdo dos lisossomos à enzimas
Os lisossomos são organelas esféricas formadas a partir do brotamento da face trans do complexo golgiense. São responsáveis pela digestão celular, seja a heterofágica (que digere conteúdo obtido do meio externo) quanto a autofágica (que faz a digestão de componentes e organelas da própria célula, geralmente, como um recurso de renovação do conteúdo celular). Uma vez que são responsáveis por fenômenos de digestão, os lisossomos possuem, em seu interior, uma série de enzimas digestivas, denominadas, genericamente, hidrolases ácidas, já que atuam em pH ótimo mais baixo que o pH citosólico.
3: unidade estrutural e funcional dos seres vivos à célula
A Teoria celular, proposta em meados de 1800 por Schleiden e Schwann prevê que todos os seres vivos são formados por célula na qual ocorrem todas as reações necessárias para a vida. Dessa forma, a célula constitui-se como a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos, sejam eles unicelulares ou pluricelulares.
b) Correta.
1: proteínas que participam da espiralização e compactação do DNA na formação dos cromossomos à histonas
O DNA, molécula de ácido nucleico fundamental para a hereditariedade e controle das atividades celulares, apresenta-se na forma de cromatina ou na forma de cromossomos. A cromatina corresponde a uma massa de DNA difusa e disforme durante o período de interfase, no qual a célula não está em divisão celular. Entretanto, no início da divisão celular, a cromatina organiza-se e condensa em cromossomos, fenômeno que depende de proteínas do tipo histona que se associam às moléculas de DNA permitindo a compactação e organização fundamentais para a ocorrência da divisão celular.
Imagem: Sônia Lopes, Sérgio Rosso. Bio 1: Conecte live. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2018
2: conteúdo dos lisossomos à enzimas
3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses à gônadas
Em animais, a meiose é a divisão celular responsável pela formação de gametas, células que possibilitam a reprodução sexuada e continuidade da espécie com variabilidade genética. Os órgãos onde a meiose ocorre são, genericamente, chamados de gônadas, sendo que, no caso do sexo masculino, a gônada recebe o nome de testículo, enquanto no sexo feminino, a gônada é chamada de ovário. É fundamental apontar que, em vegetais, a meiose não tem a finalidade de formar gametas e tampouco ocorre em gônadas. Nestes seres vivos, a meiose ocorre em células (micro e megaesporócitos) do esporófito e promove a formação de esporos.
c) Incorreta.
1: unidade estrutural e funcional dos seres vivos à célula
2: órgãos que apresentam células que sofrem meioses à gônadas
3: conteúdo dos lisossomos à enzimas
d) Incorreta.
1: organela em que se dá a síntese proteica à ribossomo
Os ribossomos são organelas não-membranosas, presentes tanto em seres procariontes quanto em eucariontes, responsáveis por traduzir moléculas de RNA mensageiro e sintetizar proteínas a partir da leitura dele. Os ribossomos podem estar livres no citosol, aderidos ao retículo endoplasmático rugoso e membrana externa do envoltório nuclear, além de estar presentes no interior de mitocôndrias e cloroplastos.
2: o mesmo que permutação cromossômica à crossing over
A permutação, também chamada de crossing over, é um mecanismo que ocorre na meiose e é caracterizado pela troca de segmentos entre cromátides de cromossomos homólogos. Como resultado desse mecanismo, há a recombinação gênica que promove a variabilidade genética, essencial para e evolução das espécies.
Imagem adaptada de: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/meiose.htm. Acesso em 15/11/2022.
3: órgãos que apresentam células que sofrem meioses à gônadas
e) Incorreta.
1: proteínas que participam da espiralização e compactação do DNA na formação dos cromossomos à histonas
2: organela em que se dá a síntese proteica à ribossomo
3: região de acúmulo de RNA ribossômico recém-sintetizado à nucléolo