Diversas substâncias são empregadas com a intenção de incrementar o desempenho esportivo de atletas de alto nível. O chamado doping sanguíneo, por exemplo, pela utilização da eritropoietina, é proibido pelas principais federações de esportes no mundo. A eritropoietina é um hormônio produzido pelos rins e fígado e sua principal ação é regular o processo de eritropoiese. Seu uso administrado intravenosamente em quantidades superiores àquelas presentes naturalmente no organismo permite que o indivíduo aumente a sua capacidade de realização de exercícios físicos.
Esse tipo de doping está diretamente relacionado ao aumento da
a) |
frequência cardíaca. |
b) |
capacidade pulmonar. |
c) |
massa muscular do indivíduo. |
d) |
atividade anaeróbica da musculatura. |
e) |
taxa de transporte de oxigênio pelo sangue. |
A eritropoietina (EPO) é o hormônio responsável pela síntese de novas hemácias na medula óssea vermelha. As hemácias, também chamadas de eritrócitos, são células anucleadas em cujo citoplasma encontram-se moléculas de hemoglobina, pigmento proteico responsável pelo transporte de O2 pelos tecidos. Ao aumentar a quantidade de EPO no organismo, haverá aumento na quantidade de hemácias do indivíduo, contribuindo para o incremento na capacidade de transporte de O2, gás necessário para ocorrência da respiração celular aeróbica, processo no qual há formação de moléculas de ATP que fornecem energia para a atividade celular.
a) Incorreta. A frequência cardíaca não é diretamente influenciada pelo aumento de EPO no organismo. Usualmente, o aumento da frequência cardíaca ocorre em decorrência da presença de moléculas estimulantes como o hormônio adrenalina liberado em resposta à atividade do sistema nervoso autônomo.
b) Incorreta. A capacidade pulmonar se refere à capacidade de ar que os pulmões conseguem reter, e a presença de EPO não influencia nas vias respiratórias e tampouco na capacidade pulmonar.
c) Incorreta. A massa muscular de um indivíduo aumenta como consequência da atividade física e incremento na quantidade de fibras musculares. O uso de EPO melhora a capacidade da musculatura em obter O2, porém não aumenta a massa muscular.
d) Incorreta. A atividade anaeróbica, representada pela fermentação láctica que ocorre na musculatura em decorrência do baixo suprimento de O2, será reduzida na realização do doping citado no enunciado, já que o suprimento de O2 será aumentado. Com isso, a musculatura esquelética irá realizar mais respiração celular aeróbica e terá menor atividade anaeróbica.
e) Correta. Conforme explicação prévia.