O ácido tartárico é o principal ácido do vinho e está diretamente relacionado com sua qualidade. Na avaliação de um vinho branco em produção, uma analista neutralizou uma alíquota de 25,0 mL do vinho com NaOH a 0,1 O mol L -1, consumindo um volume igual a 8,0 mL dessa base. A reação para esse processo de titulação é representada pela equação química:
A concentração de ácido tartárico no vinho analisado é mais próxima de:
a) |
1,8 g L-1 |
b) |
2,4 g L-1 |
c) |
3,6 g L-1 |
d) |
4,8 g L-1 |
e) |
9,6 g L-1 |
No processo de titulação, uma substância de concentração conhecida, neste caso o NaOH, é utilizada para reagir com uma substância de concentração desconhecida (ácido tartárico) contido certa quantidade uma amostra (o vinho).
Considerando o consumo de 8 mL (0,008 L) de NaOH 0,10 mol L-1, podemos determinar a quantidade de matéria reagida:
0,10 mol ---- 1 LnNaOH----- 0,008 LnNaOH=8·10-4 mol de NaOH
Considerando a reação química apresentada, a proporção molar entre os reagentes, ácido tartárico e NaOH, é de 1:2. Sendo a a massa molar do ácido tartárico igual a 150 g/mol, temos:
150 g Ácido tartárico ------ 2 mol NaOHmácido_tartárico --------- 8·10-4 molmácido_tartárico=0,06 g de ácido tartárico
Como a massa de ácido tartárico que foi neutralizada pela base estava contida em uma alíquota de 25 mL de vinho, podemos calcular a massa do ácido presente em 1 L (1000 mL) da amostra:
0,06 g ácido tartárico ---- 25 mLm ------------- 1000 mLm=2,4 g de ácido tartárico
Portanto, a concentração de ácido tartárico no vinho analisado é de 2,4 g L-1.