Logo ENEM

Questão 113 Enem 2022 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 113

Sistema Endócrino Sistema Reprodutor

Em 2002, foi publicado um artigo científico que relacionava alterações na produção de hormônios sexuais de sapos machos expostos à atrazina, um herbicida, com o desenvolvimento anômalo de seus caracteres sexuais primários e secundários. Entre os animais sujeitos à contaminação, observaram-se casos de hermafroditismo e desmasculinização da laringe. O estudo em questão comparou a concentração de um hormônio específico no sangue de machos expostos ao agrotóxico com a de outros machos e fêmeas que não o foram (controles). Os resultados podem ser vistos na figura.


Com base nas informações do texto, qual é o hormônio cujas concentrações estão representadas na figura?



a)

Estrogênio.

b)

Feromônio.

c)

Testosterona.

d)

Somatotrofina.

e)

Hormônio folículo estimulante.

Resolução

Existem três importantes grupos de hormônios sexuais que determinam o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários, ou seja, dos órgãos sexuais (gônadas, glândulas, ductos e órgãos copuladores), e dos caracteres sexuais secundários, responsáveis pelo dimorfismo sexual (Figura 1):

  • Estrógeno – hormônio sexual encontrado em maior concentração nas fêmeas, sendo responsável pela determinação dos caracteres sexuais primários e secundários, e pelo desenvolvimento do endométrio em mamíferos.
  • Progesterona – hormônio sexual encontrado em maior concentração nas fêmeas, sendo responsável pelo desenvolvimento do endométrio em mamíferos.
  • Testosterona: hormônio sexual encontrado em maior concentração nos machos, sendo responsável pela determinação dos caracteres sexuais primários e secundários, e pelo comportamento sexual.

 

Figura 1: dimorfismo sexual em uma espécie de sapo do sudeste asiático.

 

O estudo descrito no enunciado demonstrou que a atrazina (herbicida) é capaz de alterar a produção de um hormônio sexual em machos, reduzindo a sua concentração plasmática a níveis próximos daqueles encontrados nas fêmeas. Esse resultado é evidenciado no gráfico, que mostra a concentração hormonal no grupo controle (sapos não expostos à atrazina) e no grupo de machos expostos ao herbicida, além de comparar tais resultados ao observado em fêmeas não expostas ao veneno.

Portanto, como os machos expostos à atrazina apresentaram um desenvolvimento anômalo de seus caracteres sexuais primários e secundários, além de serem registrados casos de hermafroditismo e desmasculinização da laringe, pode-se concluir que o hormônio que teve sua concentração reduzida nos machos foi a testosterona.

a) Incorreta. O estrogênio (também chamado de estrógeno) é um hormônio encontrado em grande concentração no organismo feminino. Portanto, ele não sofreria a redução mostrada nos machos expostos à atrazina, já que sua concentração, em indivíduos do sexo masculino, é sempre baixa.

b) Incorreta. Feromônios são hormônios liberados pelo organismo para o meio externo, e não são secretados para o sangue, como ocorre nos demais hormônios. Portanto, feromônios não possuem concentrações variáveis no sangue e não seriam quantificados pelo método descrito no enunciado. Além disso, feromônios não são hormônios capazes de alterar os caracteres sexuais, funcionando apenas no processo de atração de parceiros.

c) Correta. Conforme explicação prévia.

d) Incorreta. A somatotrofina, GH ou hormônio do crescimento é o hormônio do crescimento, responsável por promover mitoses nas células de cartilagens e músculos e, portanto, permitir o desenvolvimento do indivíduo. Assim, o GH não é um hormônio que está relacionado à determinação dos caracteres sexuais.

e) Incorreta. O hormônio folículo estimulante (FSH) é produzido pela adenoipófise tanto de fêmeas quanto de machos. Em ambos os sexos, o FSH induz a produção de gametas e, portanto, sua concentração não apresentaria grandes variações entre os sexos.