O quadro mostra valores de corrente elétrica e seus efeitos sobre o corpo humano.
A corrente elétrica que percorrerá o corpo de um indivíduo depende da tensão aplicada e da resistência elétrica média do corpo humano. Esse último fator está intimamente relacionado com a umidade da pele, que seca apresenta resistência elétrica da ordem de , mas, se molhada, pode chegar a apenas .
Apesar de incomum, é possível sofrer um acidente utilizando baterias de 12 V. Considere que um indivíduo com a pele molhada sofreu uma parada respiratória ao tocar simultaneamente nos pontos A e B de uma associação de duas dessas baterias.
DURAN, J. E. R. Biofísica: fundamentos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 (adaptado).
Qual associação de baterias foi responsável pelo acidente?
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
Uma pessoa que sofreu parada respiratória foi atravessada por uma corrente elétrica cujo valor se encontra entre 20 mA e 100 mA, conforme nos indica a tabela fornecida pelo enunciado da questão.
Assim, tomando o valor de 1 kΩ para a resistência média do corpo da pessoa que sofreu o acidente, o menor valor de tensão elétrica que ela deveria ser submetida corresponde a tensão que produz também o menor valor de corrente elétrica necessário para causar a parada respiratória. Assim, a menor tensão sobre a pessoa para que ela tenha uma parada respiratória será dada pela 1ª Lei de Ohm:
Com isso, a tensão sobre o corpo da pessoa deve ser de 20 volts, o que não é possível de se obter com apenas uma bateria de 12 V. Para alcançar um valor maior do que 20 V, deve-se ter duas baterias de 12 V associadas em série, de maneira que o polo negativo de uma esteja ligado ao polo positivo da outra bateria.
A única configuração em que as baterias estão conectadas em série (ligando o polo de uma delas no polo oposto da outra bateria) é a apresentada na letra A.
Vejamos às demais alternativas:
b) Incorreta. Os polos negativos das baterias estão ligados entre si, com isso a diferença de potencial entre os pontos A e B é nula (ambos possuem o mesmo potencial elétrico do polo positivo das baterias).
c) Incorreta. Neste caso, como ligou-se os polos iguais entre si, a diferença de potencial entre A e B é a diferença de potencial entre os polos positivo e negativo das baterias, ou seja, 12 V.
d) Incorreta. Mesma situação que a letra B.
e) Incorreta. Considerando que os fios sejam ideais, as baterias estariam em curto circuito, descarregando-se mutuamente. Como os fios são ideias, a diferença de potencial entre os pontos A e B seria nula.