Os riscos apresentados pelos produtos dependem de suas propriedades e da reatividade quando em cantata com outras substâncias. Para prevenir os riscos devido à natureza química dos produtos, devemos conhecer a lista de substâncias incompatíveis e de uso cotidiano em fábricas, hospitais e laboratórios, a fim de observar cuidados na estocagem, manipulação e descarte. O quadro elenca algumas dessas incompatibilidades, que podem levar à ocorrência de acidentes.
Considere que houve o descarte indevido de dois conjuntos de substâncias:
(1) ácido clorídrico concentrado com cianeto de potássio;
(2) ácido nítrico concentrado com sacarose.
Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
O descarte dos conjuntos (1) e (2) resultará, respectivamente, em
a) |
liberação de gás tóxico e reação oxidativa forte. |
b) |
reação oxidativa forte e liberação de gás tóxico. |
c) |
formação de sais tóxicos e reação oxidativa forte. |
d) |
liberação de gás tóxico e liberação de gás oxidante. |
e) |
formação de sais tóxicos e liberação de gás oxidante. |
O ácido clorídrico, , é um ácido inorgânico (ácido mineral) com alto grau de ionização, sendo classificado como ácido forte. O cianeto de potássio, , é um sal visto que sua estrutura é formada por um cátion () e um ânion (). Visto que ambas substâncias são compostas e se apresentam na forma iônica quando em solução, podemos concluir que a reação entre eles será de dupla-troca conforme apresentado a seguir:
Analisando os produtos formados vemos que um deles é o ácido cianídrico (), também conhecido cianureto de hidrogênio, que é um composto de alta volatilidade e de grande toxicidade, esta última característica é decorrente da ação do íon cianeto () no organismo, a qual interrompe o processo de respiração celular.
No segundo conjunto de substâncias, o ácido nítrico () é um agente oxidante forte, visto que apresenta um átomo de nitrogênio de alto valor de nox (+5), o qual tem alta tendência de atrair elétrons de outra espécie para reduzir e, consequentemente, causar a oxidação do outro composto. A sacarose é uma matéria orgânica que apresenta grupamentos que podem sofrer oxidação, por exemplo, os grupos hidróxi () da função álcool (carboidratos são poliálcoois), os quais podem oxidar à aldeídos e ácidos carboxílicos. Segundo a tabela fornecida, essa reação tende a ser enérgica.
Portanto, podemos concluir que no conjunto de substâncias (1) teremos a liberação de um gás tóxico () e que no conjunto de substâncias (2) o ácido nítrico concentrado provocará uma reação oxidativa forte na sacarose.
Observação: a reação do conjunto (2), entre ácido nítrico e sacarose, não é alvo de estudos no ensino médio e, portanto, era esperado apenas que o candidato fosse capaz de relacionar as informações da tabela com as características das substâncias, atentando-se para o fato do ácido nítrico ser um agente oxidante e a sacarose um composto orgânico. No entanto, analisando a reação mais conhecida desse processo temos:
Pela transformação acima, podemos evidenciar a oxidação da função álcool presente no sacarose () para a função ácido carboxílico presente no ácido oxálico (), conforme destacado a seguir: