Logo ENEM

Questão 128 Enem 2022 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 128

Transporte passivo

    As células da epiderme da folha da Tradescantia pallida purpurea, uma herbácea popularmente conhecida como trapoeraba-roxa, contém um vacúolo onde se encontra um pigmento que dá a coloração arroxeada a esse tecido. Em um experimento, um corte da epiderme de uma folha da trapoeraba-roxa foi imerso em ambiente hipotônico e, logo em seguida, foi colocado em uma lâmina e observado em microscópio óptico.  


Durante a observação desse corte, foi possível identificar o(a)



a)

acúmulo do solvente com fragmentação da organela.

b)

rompimento da membrana celular com liberação do citosol.

c)

aumento do vacúolo com diluição do pigmento no seu interior

d)

quebra da parede celular com extravasamento do pigmento.

e)

murchamento da célula com expulsão do pigmento do vacúolo.

Resolução

No experimento realizado, a epiderme da folha foi imersa em meio hipotônico (menos concentrado que o interior celular) e, posteriormente, observada em microscópio óptico. Ao submeter as células vegetais a um meio de concentração diferente, o processo de osmose pode ser verificado, bem como as variações no volume celular decorrentes do fluxo de água. Nesse transporte passivo, o solvente se move, por meio da membrana, entre dois meios, sendo que o movimento da água ocorre do meio hipotônico (com menor concentração de solutos) para o meio hipertônico (com maior concentração de solutos) até que as concentrações das soluções se igualem. Assim, quando são colocadas em meios de concentrações diferentes do meio intracelular, as células sofrem alteração de volume. A figura abaixo ilustra as alterações das células vegetais submetidas à meios de concentrações diferentes: soluções hipotônica, isotônica e hipertônica.

BIOLOGIA de Campbell. Coautoria de Jane B. Reece et al. 10. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2015. E-BOOK. (1 recurso online). ISBN 9788582712306. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582712306. Acesso em: 20 nov. 2022.

As células vegetais, quando colocadas em meio hipotônico, como a água destilada, aumentam de volume pela entrada de água por osmose e ficam túrgidas, mas não estão sujeitas ao rompimento, já que a parede celular é um envoltório rígido que exerce uma pressão contrária (pressão de turgor) que impede que a célula continue absorvendo água após determinado volume ser atingido. 

a) Incorreta. Em vegetais, a parede celular protege a célula contra a entrada de água em excesso e o rompimento celular, de forma que ocorrerá o aumento do volume celular e o acúmulo de solvente no vacúolo, sem a fragmentação da organela.

b) Incorreta. Nas células vegetais, a parede celular celulósica impede a entrada de água em excesso e a lise celular, de forma que ocorrerá o aumento do volume celular sem o rompimento da membrana celular.

c) Correta. Em meio hipotônico ocorre a entrada de água na célula e no vacúolo, sendo que, o aumento de solvente no interior da organela promove o aumento de seu volume e a diluição do pigmento arroxeado antocianina que se concentra em seu interior.

d) Incorreta. Nas células vegetais, a partir de determinado volume da célula, a parede celular gera a pressão de turgor que impede a entrada de mais água. Além disso, para que o pigmento fosse liberado no meio, deveria ocorrer também o rompimento da membrana celular e da membrana do vacúolo, fenômenos que não ocorrem. 

e) Incorreta. O murchamento ou redução do volume da célula ocorreria em meio hipertônico, diferente daquele proposto no enunciado. Ainda, é importante ressaltar que mesmo que ocorresse a saída de água da célula, o pigmento ficaria ainda mais concentrado já que o vacúolo perderia solvente e reduziria de volume.