Logo ENEM

Questão 132 Enem 2022 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 132

Intensidade de onda eletromagnética

    O eixo de rotação da Terra apresenta uma inclinação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, interferindo na duração do dia e da noite ao longo do ano. 

 

    Uma pessoa instala em sua residência uma placa fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica. Ela monitora a energia total produzida por essa placa em 4 dias do ano, ensolarados e sem nuvens, e lança os resultados no gráfico.


Próximo a que região se situa a residência onde as placas foram instaladas? 



a)

Trópico de Capricórnio. 

b)

Trópico de Câncer.

c)

Polo Norte.

d)

 Polo Sul.

e)

Equador. 

Resolução

No hemisfério Sul, região do globo onde se encontra o Brasil, sabemos que o Outono se inicia em Março, o Inverno em Junho, Primavera em Setembro e o Verão em Dezembro. A intensidade luminosa varia com o tempo indo do máximo no Verão até o mínimo no Inverno.

Sabemos que no hemisfério norte, os meses de início do Verão e do Inverno se invertem, bem como os meses de Primavera e Outono. Quando a estação de Primavera e Outono se iniciam, os dias e as noites, em todo o planeta Terra, possuem a mesma duração, momento em que ocorre o que chamamos de Equinócio, que vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais".

Ao norte do Círculo Polar Ártico e ao Sul do Círculo Polar Antártico, teremos noites de 24 h no inverno e dias de 24 h no verão. No Equador, embora haja variação da intensidade luminosa ao longo do ano, esta será máxima durante os Equinócios de Primavera e de Outono. Nos Trópicos, o Sol estará a pino no início do Verão (em Dezembro no hemisfério Sul, Trópico de Capricórnio, e em Junho no hemisfério Norte, Trópico de Câncer).

Com isso, já podemos concluir que a residência citada não pode estar nos Polos, pois a intensidade nunca se anula. Não deve estar próximo do equador, pois neste caso, a intensidade seria mínima em Junho e Dezembro e máxima em Março e Setembro. Como no hemisfério Sul o Inverno começa em Junho, então a intensidade luminosa solar e, consequentemente, a energia elétrica produzida será baixa também em Julho, conforme vemos no gráfico.

Para facilitar, veja a tabela a seguir.

  MARÇO JUNHO SETEMBRO DEZEMBRO
NORTE

Primavera

(Equinócio)

Verão

(maior dia do ano)

Sol a pino no Trópico de Câncer

Outono

(Equinócio)

Inverno

(menor dia do ano)

SUL

Outono

(Equinócio)

Inverno

(menor dia do ano)

Primavera

(Equinócio)

Verão

(maior dia do ano)

Sol a pino no Trópico de Capricórnio

EQUADOR Equinócio

Menor insolação que em Março e Setembro,  pois o Sol está mais ao Norte cerca de 23,5° que corresponde à inclinação do Eixo da Terra

Equinócio Menor insolação que em Março e Setembro,  pois o Sol está mais ao Sul cerca de 23,5° que corresponde à inclinação do Eixo da Terra

Note então que teríamos gráficos parecidos aos apresentados abaixo para cada uma das alternativas apresentadas:

(A)
(B)
(C)
(D)
(E)

Resposta: A.