Logo ENEM

Questão 135 Enem 2022 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 135

Morfologia (Bactérias) Modelos celulares Principais grupos de fungos

     Antimicrobianos são substâncias naturais ou sintéticas que têm capacidade de matar ou inibir o crescimento de microrganismos. A tabela apresenta uma lista de antimicrobianos hipotéticos, bem como suas ações e efeitos sobre o metabolismo microbiano. 


Qual dos antimicrobianos deve ser utilizado para curar uma infecção causada por um fungo sem afetar as bactérias da microbiota normal do organismo? 



a)

1

b)

2

c)

3

d)

4

e)

5

Resolução

 

Para resolver essa questão, é fundamental que o candidato conheça as diferenças celulares entre fungos e bactérias. 

Fungos são organismos eucariontes, cujas células possuem parede celular de quitina, núcleo definido, DNA na forma de cromossomos lineares, ribossomos do tipo 80S e citoplasma ocupado por inúmeras organelas membranosas como mitocôndrias, retículo endoplasmático e complexo golgiense.

Bactérias são organismos procariontes, cujas células possuem parede celular de peptidoglicano (mureína), não possuem núcleo definido e o DNA encontra-se no próprio citoplasma. Nestes organismos, o DNA é circular, os ribossomos são do tipo 70S, e não existem organelas membranosas.

Sabendo de tais informações, os tipos de antimicrobianos capazes de eliminar apenas os fungos e preservar as bactérias são analisados a seguir.

a) Incorreta. Tanto bactérias quanto fungos possuem ribossomos, organelas responsáveis pela síntese proteica. Embora esses organismos possuam tipos de ribossomos bioquimicamente diferentes, o fato da questão não fazer nenhuma menção à tal diferença bioquímica invalida essa alternativa como correta.

b) Correta. Os microtúbulos consistem em filamentos proteicos que formam o citoesqueleto de seres eucariontes, estrutura ausente em procariontes. Dessa forma, um antimicrobiano capaz de impedir formação de microtúbulos e continuidade da divisão celular será eficiente para eliminar os fungos sem afetar a população bacteriana.

c) Incorreta. Todos os seres vivos são dotados de células delimitadas por uma membrana fosfolipídica. Dessa forma, o uso desse antimicrobiano destruiria tanto as células dos fungos quanto as células bacterianas.

d) Incorreta. Todos os seres vivos possuem material genético na forma de DNA, macromolécula que contém longa sequência de bases nitrogenadas do tipo A (adenina), T (timina), C, (citosina) e G (guanina). Dessa forma, o uso de um antimicrobiano que impeça a síntese de DNA afetaria tanto as células dos fungos quanto as células bacterianas, e, portanto, não seria eficiente.

e) Incorreta. Todos os seres vivos transcrevem moléculas de RNA, essenciais na síntese proteica e metabolismo celular. O RNA é a macromolécula com sequências de bases nitrogenadas do tipo A (adenina), U (uracila), C, (citosina) e G (guanina), e o uso de um antimicrobiano capaz de interferir na síntese de uracila afetaria tanto as células dos fungos quanto as células bacterianas e, portanto, não seria eficiente.