Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado para a página de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B, e foram obtidos os seguintes resultados:
Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o anúncio.
O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto adotou o seguinte critério:
O aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi classificado como
a) |
não satisfatório. |
b) |
regular. |
c) |
bom. |
d) |
muito bom. |
e) |
excelente. |
Para determinar o aumento na quantidade de clientes podemos, primeiramente, calcular a quantidade de compras feitas em cada uma das redes sociais.
A: 10% das 3000 pessoas que visualizaram o anúncio, isto é, pessoas foram redirecionadas para o site. Destas, 3% compraram o produto, correspondendo a pessoas.
B: 30% das 1000 pessoas que visualizaram o anúncio, isto é, pessoas foram redirecionadas para o site e, destas 2% compraram o produto, correspondendo a pessoas.
O enunciado informa que o valor investido é diretamente proporcional à quantidade de pessoas que compram o produto. No caso da rede social A, o novo investimento é 3 vezes maior que o inicial, fazendo com que o novo número de clientes passe a ser .
Já no caso da rede social B, o novo investimento é 1,5 vezes o anterior o que garante um novo número de clientes dado por .
Desta forma, após os novos investimentos, o número de compras passou a ser enquanto que o número inicial era de . Ou seja, o aumento foi de , que relativamente ao inicial representa
Daí que este aumento, pertence à faixa entre 100% e 150%, sendo classificado como bom.