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Questão 156 Enem 2022 - dia 2 - Matemática e Ciências da natureza

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Questão 156

Razão e Proporção Porcentagem

Uma equipe de marketing digital foi contratada para aumentar as vendas de um produto ofertado em um site de comércio eletrônico. Para isso, elaborou um anúncio que, quando o cliente clica sobre ele, é direcionado para a página de vendas do produto. Esse anúncio foi divulgado em duas redes sociais, A e B, e foram obtidos os seguintes resultados:

  • rede social A: o anúncio foi visualizado por 3 000 pessoas; 10% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 3% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 100,00;
  • rede social B: o anúncio foi visualizado por 1 000 pessoas; 30% delas clicaram sobre o anúncio e foram redirecionadas para o site; 2% das que clicaram sobre o anúncio compraram o produto. O investimento feito para a publicação do anúncio nessa rede foi de R$ 200,00.

Por experiência, o pessoal da equipe de marketing considera que a quantidade de novas pessoas que verão o anúncio é diretamente proporcional ao investimento realizado, e que a quantidade de pessoas que comprarão o produto também se manterá proporcional à quantidade de pessoas que clicarão sobre o anúncio.

O responsável pelo produto decidiu, então, investir mais R$ 300,00 em cada uma das duas redes sociais para a divulgação desse anúncio e obteve, de fato, o aumento proporcional esperado na quantidade de clientes que compraram esse produto. Para classificar o aumento obtido na quantidade (Q) de compradores desse produto, em consequência dessa segunda divulgação, em relação aos resultados observados na primeira divulgação, o responsável pelo produto adotou o seguinte critério:

  • Q60%: não satisfatório;
  • 60%<Q100%: regular;
  • 100%<Q150%: bom;
  • 150%<Q190%: muito bom;
  • 190%<Q200%: excelente;

O aumento na quantidade de compradores, em consequência dessa segunda divulgação, em relação ao que foi registrado com a primeira divulgação, foi classificado como



a)

não satisfatório.

b)

regular.

c)

bom.

d)

muito bom. 

e)

excelente. 

Resolução

Para determinar o aumento na quantidade de clientes podemos, primeiramente, calcular a quantidade de compras feitas em cada uma das redes sociais.

 

A: 10% das 3000 pessoas que visualizaram o anúncio, isto é, 10100·3000=300 pessoas foram redirecionadas para o site. Destas, 3% compraram o produto, correspondendo a 3100·300=9 pessoas.

 

B: 30% das 1000 pessoas que visualizaram o anúncio, isto é, 30100·1000=300 pessoas foram redirecionadas para o site e, destas 2% compraram o produto, correspondendo a 2100·300=6 pessoas.

 

O enunciado informa que o valor investido é diretamente proporcional à quantidade de pessoas que compram o produto. No caso da rede social A, o novo investimento é 3 vezes maior que o inicial, fazendo com que o novo número de clientes passe a ser 3·9=27.

Já no caso da rede social B, o novo investimento é 1,5 vezes o anterior 300200=1,5 o que garante um novo número de clientes dado por 1,5·6=9.

Desta forma, após os novos investimentos, o número de compras passou a ser 27+9=36 enquanto que o número inicial era de 9+6=15. Ou seja, o aumento foi de 36-15=21, que relativamente ao inicial representa

2115=1,4=140%

Daí que este aumento, pertence à faixa entre 100% e 150%, sendo classificado como bom.