O professor de artes orientou seus estudantes a realizarem a seguinte sequência de atividades:
• Dobrar uma folha de papel em formato quadrado duas vezes, em sequência, ao longo das linhas tracejadas, conforme ilustrado nas figuras 1 e 2, para obter o papel dobrado, conforme Figura 3.
• Em seguida, no papel dobrado da Figura 3, considerar o ponto R, sobre o segmento OM, sendo M o ponto médio do lado do quadrado original, de modo que OR = OM, traçar um arco de circunferência de raio medindo OM com centro no ponto R, obtendo a Figura 4. Por último, recortar o papel ao longo do arco de circunferência e excluir a parte que contém o setor circular, obtendo o papel dobrado, conforme Figura 5.
Após desdobrado o papel que restou na Figura 5, a figura plana que os estudantes obterão será
a) |
|
b) |
|
c) |
|
d) |
|
e) |
|
Observe que a figura obtida ao desdobrar o papel é formada de 4 cópias rotacionadas a , entre si, da figura 5. Observe a figura a seguir:
Observe ainda que os arcos se aproximam do lado do quadrado conforme se aproximam do ponto médio dos lados (tal distância mínima é representada pelo segmento da figura, com o mesmo ocorrendo nas outras 4 cópias).
Tal fato não é observado nas alternativas A, D e E.
A alternativa B pode ser eliminada pois ela só seria verdadeira se os arcos tivessem centrados no ponto O (e não em R), formando assim uma circunferência.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.