Logo ENEM

Questão 11 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 11

textos jornalísticos

Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose

A doença é grave e vem causando preocupação na região metropolitana da capital mineira

    Ela é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quanto os cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro.

Dlsponlvel em: https://revislaencontro.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017.


Essa notícia, além de cumprir sua função informativa, assume o papel de



a)

fiscalizar as ações de saúde e saneamento da cidade.

b)

defender os serviços gratuitos de atendimento à população.

c)

conscientizar a população sobre grave problema de saúde pública.

d)

propor campanhas para a ampliação de acesso aos serviços públicos.

e)

responsabilizar os agentes públicos pela demora na tomada de decisões.

Resolução

a) Incorreta. Ainda que trate das ações tomadas pelas autoridades da cidade, a notícia não traz elementos que denotem uma preocupação em fiscalizar tais ações.

b) Incorreta. A menção à gratuidade do serviço que estaria prestes a ser oferecido aparece na notícia como uma constatação, meramente informativa. Não há indícios de que a gratuidade seja um dos focos da notícia.

c) Correta. A caracterização da leishmaniose como uma doença “grave”, por mais de uma vez no texto, bem como a ressalva de que ela afeta também os seres humanos, podem ser interpretadas como estratégias para conscientizar a população de que, havendo a vacinação gratuita, as pessoas devem procurar pelo serviço. Nesse sentido, além de informar, a notícia cumpre também o objetivo de alertar a população sobre a gravidade da doença.

d) Incorreta. Como a notícia está centrada em um serviço determinado, não há elementos que permitam a interpretação de que o texto tenha como função propor campanhas para a ampliação do acesso aos serviços públicos.

e) Incorreta. Não há marcas textuais de que houve uma demora na tomada de decisões a respeito do problema relatado na notícia. A marca temporal nela existente ("no dia 6 de dezembro") cumpre uma função meramente informativa.