Logo ENEM

Questão 13 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 13

intertextualidade literária

PALAVRA - As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra "palavra" diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.

FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo. Salamandra, 2013 (adaptado).


Esse texto, que simula um verbete para a palavra "palavra", constitui-se como um poema porque



a)

tematiza o fazer poético, como em "Os poetas classificam as palavras pela alma".

b)

utiliza o recurso expressivo da metáfora, como em "As palavras têm corpo e alma".

c)

valoriza a gramática da língua, como em "substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção".

d)

estabelece comparações, como em "As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas.

e)

apresenta informações pertinentes acerca do conceito de "palavra", como em "As gramáticas classificam as palavras".

Resolução

Um verbete que não se constitui como um poema apresenta uma objetividade descritiva mais formal, não recorre à criação imagética para definir um termo. 

a) Incorreta. Não é o tema de um texto que define o gênero textual em questão, mas os recursos expressivos utilizados. 

b) Correta. A metáfora é um recurso expressivo que possibilita a criação imagético-poética, a fuga da formalidade de gêneros textuais que pretendem certa objetividade da linguagem, como o verbete puramente descritivo, que não admite metáforas. 

c) Incorreta. Não há uma valorização da gramática da língua e, mesmo que houvesse, isso não seria suficiente para definir o gênero textual. 

d) Incorreta. A comparação não é um recurso propriamente poético, já que sua ausência em outros gêneros literários não prejudica a poeticidade do texto. Diferente da metáfora, recurso da linguagem que poetiza o discurso e que, por si apenas, abre margens para a fuga da objetividade formal da descrição, abre margens para o poético.

e) Incorreta. Novamente, o conteúdo de um texto não é o que define o gênero textual, mas os recursos expressivos utilizados.