Logo ENEM

Questão 19 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 19

Pressupostos e Subentendidos

    E ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente.

    Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzra Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malaia Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who's She? ("Quem é ela?", em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades.

    A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta. Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no com ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who's She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares.

    A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada - quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar.

Disponível em: www super.abril.com.br Acesso em. 4 dez. 2018 (adaptado)


Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca



a)

contribuir para a formação cidadã dos jogadores.

b)

refutar modelos estereotipados de beleza e elegância.

c)

estimular a competitividade entre potenciais compradores.

d)

exemplificar estratégias de arrecadação financeira pela internet.

e)

desenvolver conhecimentos lúdicos específicos dos tempos atuais.

Resolução

a) Correta. A divulgação de um jogo que foca nas ações e habilidades de mulheres cujas ações foram relevantes para a sociedade colabora com a desconstrução do machismo e, consequentemente, com a formação de uma sociedade mais igualitária. Tem-se, desse modo, uma contribuição para a formação cidadã dos jogadores.

b) Incorreta. O jogo original (“Cara a Cara” – “Guess Who?”) foca na aparência das personagens, ao realizar questionamentos do tipo "É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu?", para descobrir “o personagem misterioso”. Porém, essas características são descrições, como aponta o texto em “A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens", e não “modelos estereotipados de beleza e elegância”. Por essa razão, a afirmação da alternativa, de que a adaptação (“Quem é ela?” – “Who’s She”) nega os “modelos de beleza e elegância”, não pode ser sustentada.

c) Incorreta. As informações apresentadas no texto não explicitam e não permitem sustentar a inferência de que a adaptação do jogo terá como efeito uma maior competitividade entre os jogadores.

d) Incorreta. A menção ao montante arrecadado por meio de campanha é exposta no texto para evidenciar a adesão e interesse do público no jogo (pois a valor total superou o estimado), e não exemplificar “estratégias de arrecadação financeira pela internet”, já que informações detalhadas sobre o procedimento não foram citadas.  

e) Incorreta. A partir do jogo será possível conhecer os feitos de mulheres que marcaram a humanidade ao longo do tempo (“mulheres notáveis da história e da atualidade”, conforme esclarece o texto), como Frida Kahlo, Amelia Earhart, Malala Yousafzai, e não apenas da atualidade, como afirma a alternativa.