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Questão 20 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 20

textos publicitários

Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2018 (adaptado).

Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)



a)

sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.

b)

dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.

c)

importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.

d)

necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.

e)

sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.

Resolução

a) Correta. As informações verbais e não verbais que compõem a peça publicitária apontam para o sentimento de culpa sentido por um condutor que causa um acidente. A palavra “arrependimento”, a noção de um sentimento permanente (“que você leva pro resto da vida”) e a imagem de uma pessoa cobrindo o rosto com as mãos remetem à culpa.

b) Incorreta. A interpelação construída no texto da peça publicitária dialoga claramente com o causador de um acidente, não se relacionando, portanto, às vítimas da violência nas estradas.

c) Incorreta. Não há nenhuma referência textual ao monitoramento do trânsito.

d) Incorreta. A peça publicitária se dirige aos motoristas que podem causar acidentes automobilísticos se dirigirem sob efeito de álcool. A tentativa de conscientização, no entanto, se dá por meio do sentimento que um acidente pode gerar no condutor responsável por ele, e não pela referência a uma punição.

e) Incorreta. O sofrimento descrito na peça publicitária remete ao do motorista causador de um acidente. e não ao das pessoas que perdem entes queridos nessas situações.