Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2018 (adaptado).
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
a) |
sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes. |
b) |
dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas. |
c) |
importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes. |
d) |
necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes. |
e) |
sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos. |
a) Correta. As informações verbais e não verbais que compõem a peça publicitária apontam para o sentimento de culpa sentido por um condutor que causa um acidente. A palavra “arrependimento”, a noção de um sentimento permanente (“que você leva pro resto da vida”) e a imagem de uma pessoa cobrindo o rosto com as mãos remetem à culpa.
b) Incorreta. A interpelação construída no texto da peça publicitária dialoga claramente com o causador de um acidente, não se relacionando, portanto, às vítimas da violência nas estradas.
c) Incorreta. Não há nenhuma referência textual ao monitoramento do trânsito.
d) Incorreta. A peça publicitária se dirige aos motoristas que podem causar acidentes automobilísticos se dirigirem sob efeito de álcool. A tentativa de conscientização, no entanto, se dá por meio do sentimento que um acidente pode gerar no condutor responsável por ele, e não pela referência a uma punição.
e) Incorreta. O sofrimento descrito na peça publicitária remete ao do motorista causador de um acidente. e não ao das pessoas que perdem entes queridos nessas situações.