Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades - ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia -, Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: "Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões". Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação.
SILVA JR., M. G. Movidas pela dúvida. Minas faz Ciências, n. 52, dez.-fev. 2013 (adaptado).
Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)
a) |
sucesso dos artistas. |
b) |
valorização dos suportes. |
c) |
proteção da produção estética. |
d) |
modo de distribuição de obras. |
e) |
compartilhamento das obras artísticas. |
a) Incorreta. O texto não faz referência ao sucesso dos artistas como um fator colocado em risco pela expansão das possibilidades da manifestação artística promovidas pela internet.
b) Incorreta. O texto aponta para uma preocupação em relação à valorização dos suportes, mas não no sentido de estarem eles em risco. O que o texto ressalta é apenas a ideia de que o suporte não deveria se sobrepor à criatividade artística.
c) Correta. Os riscos mencionados no texto (autoria, direitos autorais, intervenções não autorizadas, por exemplo) apontam para questões ligadas à segurança e confiabilidade das produções artísticas. Nesse sentido, a internet traz consigo a expansão de possibilidades da manifestação artística, juntamente com a ameaça à proteção da produção estética.
d) Incorreta. De acordo com o texto, o modo de distribuição das obras é o que mais mudou a partir da expansão propiciada pela internet. Não é correto, portanto, afirmar que ele esteja em risco.
e) Incorreta. O compartilhamento de obras artísticas, segundo o texto, alcançou novos patamares com a internet, o que não é caracterizado como um risco, mas como novas possibilidades para a produção artística.