Papos
– Me disseram...
– Disseram-me.
– Hein?
– O correto e "disseram-me". Não "me disseram".
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"? - O quê?
– Digo-te que você...
– O "te" e o "você" não combinam.
– Lhe digo?
– Também não. O que você ia me dizer?
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. [...]
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender.
Mais uma correção e eu...
– O quê?
– O mato.
– Que mato?
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
– Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo e elitismo!
– Se você prefere falar errado...
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou
entenderem-me?
VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler escola. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001 (adaptado).
Nesse texto, o uso da norma-padrão defendido por uma dos personagens torna-se inadequado em razão do (a)
a) |
falta de compreensão causada pelo choque entre gerações. |
b) |
contexto de comunicação em que a conversa se dá. |
c) |
grau de polidez distinto entre os interlocutores. |
d) |
diferença de escolaridade entre os falantes. |
e) |
nível social dos participantes da situação. |
a) Incorreta. Não há informações no texto que sustentem que os interlocutores são de “gerações diferentes”.
b) Correta. O texto apresenta uma conversa entre dois interlocutores, em que um pretende contar algo ao outro. Esse tipo de contexto de comunicação é normalmente caracterizado pela intimidade e informalidade entre os falantes. Nesse sentido, a defesa do uso da norma-padrão torna-se inconveniente.
c) Incorreta. A polidez refere-se ao uso de formas linguísticas (como “por favor”, ou pronomes como “senhor” e “senhora”) que evidenciem a gentileza do enunciador ao, por exemplo, utilizar o imperativo (ou seja, expressar uma ordem). Porém, no texto, tais estruturas não são encontradas nas falas dos enunciadores.
d) Incorreta. O texto não apresenta informações sobre a escolaridade dos interlocutores.
e) Incorreta. Não há elementos no texto que evidenciem a classe social dos participantes da conversa.