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Questão 26 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 26

Pressupostos e Subentendidos

“Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental

      Nas várias redes sociais que povoam a internet, os chamados digital influencers estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendência e mostrando um estilo de vida sonhado por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.  

      A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a "vida perfeita" de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o uso racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).

 


Associada ao ideário de uma “vida perfeita”, a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que se constitui com base em



a)

representações estereotipadas e superficiais de felicidade.

b)

ressignificações contemporâneas do conceito de alegria.

c)

estilos de vida inacessíveis para a sociedade brasileira.

d)

atitudes contraditórias de influenciadores digitais.

e)

padrões idealizados e nocivos de beleza física.

Resolução

a) Correta. Segundo o texto, a felicidade significaria, para os influenciadores digitais, “ter um corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral”, ele também revela uma “edição da vida para as redes sociais” (o que significa que não há aspectos negativos, mas que não são mostrados), ou seja, uma superficialidade. Esse estilo de vida que desconsidera aspectos não relacionados ao consumo, por exemplo, e é “editado” (ou seja, é mostrado apenas o que se quer e não a realidade) é o que prejudica parte da sociedade que acompanha os influenciadores.

b) Incorreta. O texto não faz menção a uma mudança do sentido de alegria em tempos passados e atualmente.

c) Incorreta. Os influenciadores são parte da sociedade brasileira e usufruem, ainda que, em alguns casos, nem sempre, do estilo de “um estilo de vida sonhado por muitos”, por isso é incorreta afirmação de que a sociedade brasileira, como um todo, não teria acesso à “felicidade”.

d) Incorreta. O texto não afirma que os influenciadores realizam ações contraditórias, mas sim pouco prováveis de ocorrerem o tempo todo, como estar sempre feliz e pregar que os seguidores também adotem tal estilo de vida.

e) Incorreta. O texto aponta para uma série de elementos que configuram a imagem de “felicidade como estilo de vida”, como carros, casas e viagens, e não apenas a “beleza física”.