Logo ENEM

Questão 27 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 27

Arte Barroca

TEXTO I

EL GRECO, Laocoonte. Óleo sobre tela, 1,37 cm x 1,72 cm. National Gallery of Art, Whashington, EUA, circa 1610-1614. 

Disponível em: https://imagens.nga.gov. Acesso em: 28 jun. 2019 (adaptado).

TEXTO II

     Essa impressionante obra apresenta o sacerdote Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar os troianos da ameça do Cavalo de Troia, que escondia um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses, serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e seus dois filhos como forma de punição.

KAY, A. In: FARTHING, S. (Org.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).


Produzida no início do século XVII, a obra maneirista distingue-se pela



a)

representação da nudez masculina.

b)

distorção ao repesentar a figura humana.

c)

evocação de um fato da cultura clássica grega.

d)

presença do tema da morte como punição da família.

e)

utilização da perspectiva para integrar os diferentes planos.

Resolução
  1. Incorreta. O nu masculino é uma temática tradicional desde o século II a. C.. Portanto, não é o corpo exposto que distingue ou traz uma notoriedade para o trabalho de El Greco.
  2. Correta. No século XVII, ano de produção da pintura, não era comum os artistas distorcerem a anatomia humana e suas proporções. Essa maneira de produzir os corpos surgirá apenas no século XX com as vanguardas europeias. Sendo assim, é possível afirmar que esse trabalho de El Greco inovou e se diferenciou dos demais artistas do seu tempo.
  3. Incorreta. A utilização dos fatos históricos e mitológicos Greco-Romanos já aconteciam anteriormente às produções de El Greco, como exemplo no Renascimento, séculos XV e XVI, portanto não é possível afirmar que isso o diferenciava de seus pares.
  4. Incorreta. O tema da morte como punição em obras de arte é encontrado ao longo de toda sua história. Como exemplo, esse mesmo tema foi esculpido no século II a.C. por um coletivo de escultores gregos.
  5. Incorreta. A perspectiva foi uma criação de Fillipo Brunelleschi, arquiteto renascentista italiano. Tal técnica, apoderada pela pintura, consiste em reproduzir uma sensação de profundidade em um suporte bidimensional. Portanto, a perspectiva já era uma questão superada no contexto artístico de El Greco.