TEXTO I
TEXTO II
Embora não fosse um grupo ou um movimento organizado, o Minimalismo foi um dos muitos rótulos (incluindo estruturas primárias, objetos unitários, arte ABC e Cool Art) aplicados pelos críticos para descrever estruturas aparentemente simples que alguns artistas estavam criando. Quando a arte minimalista começou a surgir, muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável. Os materiais industriais pré-fabricados frequentemente usados não pareciam ‘’arte’’.
DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003 (adaptado).
De acordo com os textos I e II, compreende-se que a obra minimalista é uma
a) |
Representação da simplicidade pelo artista. |
b) |
Exploração da técnica da escultura cubisa. |
c) |
Valorização do cotidiano por meio da geometria. |
d) |
Utilização da compelxidade dos elementos formais. |
e) |
Combinação de formas sintéticas no espaço utilizado. |
a) Incorreta. Donald Judd, assim como a maioria dos minimalistas, utiliza como objeto artístico em seus trabalhos formas simples, entretanto, não é possível afirmar que o trabalho representa a simplicidade, pois carrega e reflete toda uma carga da história da arte, buscando proporcionar aos espectadores uma reflexão sobre essa temática. A saber, tentavam superar a produção artística carregada de sentimentalismo e ornamentalismo.
b) Incorreta. O Cubismo foi um movimento que trabalhou com a quebra da perspectiva, portanto, rompia com a representação real das imagens. Para além desse fato, o Cubismo transformava imagens orgânicas em formas geométricas. Ao se analisar a imagem acima, percebe-se uma representação abstrata e simplificada, sem nenhuma referência a objetos complexos geometrizados e sem perspectiva.
c) Incorreta. Não é possível afirmar que faz referência ao cotidiano, pois o trabalho de Donald Judd não possui nenhum ícone / símbolo que remeta de fato ao cotidiano. Como mencionado no texto II “...muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável”, ou seja, não há como o objeto em questão fazer uma referência ao cotidiano.
d) Incorreta. O nome minimalismo é autoexplicativo, uma arte mínima. Nesse movimento os artistas buscavam produzir arte da maneira mais simples possível, de uma maneira mínima. É possível constatar tal conceito analisando a imagem do trabalho com formas simples e repetitivas e com a reflexão que o texto II proporcionou.
e) Correta. O trabalho em questão de Donald Judd que, assim como mencionado no texto II, fez parte do movimento artístico minimalista, buscava superar a produção artística do passado, afetadas e carregadas de cargas emotivas e conceituais e, para tanto, trabalhavam com formas simples e repetidas no espaço expositor. Acreditavam que dessa forma transpareceriam uma nova maneira de arte, mais asséptica e sem emoção.