Logo ENEM

Questão 28 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 28

Arte Contemporânea

TEXTO I

TEXTO II

Embora não fosse um grupo ou um movimento organizado, o Minimalismo foi um dos muitos rótulos (incluindo estruturas primárias, objetos unitários, arte ABC e Cool Art) aplicados pelos críticos para descrever estruturas aparentemente simples que alguns artistas estavam criando. Quando a arte minimalista começou a surgir, muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável. Os materiais industriais pré-fabricados frequentemente usados não pareciam ‘’arte’’.

DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003 (adaptado).

De acordo com os textos I e II, compreende-se que a obra minimalista é uma



a)

Representação da simplicidade pelo artista.

b)

Exploração da técnica da escultura cubisa.

c)

Valorização do cotidiano por meio da geometria.

d)

Utilização da compelxidade dos elementos formais.

e)

Combinação de formas sintéticas no espaço utilizado.

Resolução

a) Incorreta. Donald Judd, assim como a maioria dos minimalistas, utiliza como objeto artístico em seus trabalhos formas simples, entretanto, não é possível afirmar que o trabalho representa a simplicidade, pois carrega e reflete toda uma carga da história da arte, buscando proporcionar aos espectadores uma reflexão sobre essa temática. A saber, tentavam superar a produção artística carregada de sentimentalismo e ornamentalismo.

b) Incorreta. O Cubismo foi um movimento que trabalhou com a quebra da perspectiva, portanto, rompia com a representação real das imagens. Para além desse fato, o Cubismo transformava imagens orgânicas em formas geométricas. Ao se analisar a imagem acima, percebe-se uma representação abstrata e simplificada, sem nenhuma referência a objetos complexos geometrizados e sem perspectiva.

c) Incorreta. Não é possível afirmar que faz referência ao cotidiano, pois o trabalho de Donald Judd não possui nenhum ícone / símbolo que remeta de fato ao cotidiano. Como mencionado no texto II “...muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável”, ou seja, não há como o objeto em questão fazer uma referência ao cotidiano.

d) Incorreta. O nome minimalismo é autoexplicativo, uma arte mínima. Nesse movimento os artistas buscavam produzir arte da maneira mais simples possível, de uma maneira mínima. É possível constatar tal conceito analisando a imagem do trabalho com formas simples e repetitivas e com a reflexão que o texto II proporcionou.

e) Correta. O trabalho em questão de Donald Judd que, assim como mencionado no texto II, fez parte do movimento artístico minimalista, buscava superar a produção artística do passado, afetadas e carregadas de cargas emotivas e conceituais e, para tanto, trabalhavam com formas simples e repetidas no espaço expositor. Acreditavam que dessa forma transpareceriam uma nova maneira de arte, mais asséptica e sem emoção.