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Questão 30 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 30

Arte Contemporânea brasileira Dadaísmo

TEXTO I

SILVEIRA, R. In absentia, 1938. Instalação, 17ª Bienal de São Paulo. 

Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado).

 

TEXTO II

      O termo ready-made criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Disponível em: www.bienai.org br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado).

 


A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que



a)

as formas de criticar obras do passado se repetem.

b)

a recorrência de temas marca a arte no final do século XX.

c)

as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.

d)

o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.

e)

o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.

Resolução

a) Incorreta. Regina Silveira, artista contemporânea brasileira, além de trabalhar com uma arte com profundo conceito, utiliza a deformação das imagens em suas pinturas, o que é possível encontrar no trabalho em questão, uma releitura de um trabalho de Duchamp, apropriado ao seu estilo e valores artísticos.

b) Incorreta. A utilização da roda e do banco nos trabalhos de Marcel Duchamp e Regina Silveira não significa que a produção artística do século XX seja sempre a mesma. Tal afirmação se torna errônea diante do número gigantesco de trabalhos produzidos nesse contexto sem nenhuma relação com esses itens em questão.

c) Correta. É possível afirmar que tais criações artísticas, de Duchamp e de Silveira, proporcionam uma desmistificação dos valores estéticos (padrão de arte clássica valorizando técnica, forma e beleza), pois, na primeira, o artista utilizou um objeto banal, do dia a dia, sem nenhum componente e valor estético, transformando-o em arte; na segunda, a artista, além da referência a dois objetos corriqueiros, promove uma deformação da imagem deles, o que não valoriza a estética em si. Em ambos há uma demonstração do potencial artístico além da beleza.

d) Incorreta. Mesmo com os objetos artísticos sendo produzidos em momentos diferentes, o referencial é semelhante em ambos. Em Duchamp, é usado de fato um banco e uma roda; em Silveira, uma representação de um banco e de uma roda.

e) Incorreta. Em ambos as obras, é possível verificar a presença de objetos (de Duchamp o objeto em si, de Silveira a representação imagética do objeto) portanto, não existe uma ausência deles e, menos ainda, uma degradação proporcionada por tal.