O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livro S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de ‘’mangue’’, vegetação típica da região, e ‘’beat’’, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos – aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar – mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos.
FORCIONI, G. et al. O mangue está de volta. Revista Esquinas, n 87, set 2019 (adaptado).
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
a) |
utilização de aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais. |
b) |
ocupação de espaços da natureza local para a produção de eventos musicais memoráveis. |
c) |
substituição de antigas práticas musicais como o frevo, por melodias e harmonias inovadoras. |
d) |
recuperação de composições tradicionais folclóricas e sua apresentação em grandes festivais. |
e) |
integração de referenciais culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética. |
a) Incorreta. Não foram utilizados aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais. O texto indica uma mistura entre as referências musicais, e não um abandono de práticas.
b) Incorreta. Há menção a ocupações de espaços, mas o texto não especifica que sejam espaços da natureza local, e sim de áreas urbanas, "a cidade". A referência à natureza local vem do nome do movimento, manguebeat, que representa a junção da música local com as influências musicais que o movimento abraçou, e não diz respeito à ocupação do espaço.
c) Incorreta. Não há a substituição de antigas práticas musicais. O texto indica que Chico Science misturou diferentes tipos musicais. Portanto, as antigas práticas não deixaram de ocorrer.
d) Incorreta. O texto não discorre, em nenhum momento, sobre composições folclóricas.
e) Correta. Juntando referências do hip-hop, das guitarras do rock e de elementros eletrônicos com seu próprio sotaque, Chico Science abraçou diferentes práticas musicais para criar uma nova combinação estética. Dessa forma, houve a integração de referências culturais.