Logo ENEM

Questão 34 Enem 2022 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 34

Modernismo

      Mas o seu olhar verde, inconfundível, impressionante, iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadas superciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logo a sua origem cruzada e decantada através das misérias e dos orgulhos de homens de aventura, contadores de histórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras, que acompanhavam os maridos e amantes através das matas intermináveis, expostas às febres, às feras, às cobras do sertão indecifrável ameaçador e sem fim, que elas percorriam com a ambição única de um “pouso” onde pudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de família e de lar, sempre no encalço dos homens, enfebrados pela procura do ouro e do diamante.

PENNA, C. Fronteira. rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.


Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narrador estabelece correlações que refletem a

 



a)

caracterização da personagem como mestiça.

b)

construção do enredo de conquistas da família.

c)

relação conflituosa das mulheres e seus maridos.

d)

nostalgia do desejo de viver como os antepassados.

e)

marca de antigos sofrimentos no fluxo de consciência.

Resolução

a) Incorreta. Apesar de o texto mencionar que os olhos de Maria Santa mostravam sua “origem cruzada”, não é possível afirmar que sua caracterização como mestiça seja fruto de uma correlação da descrição do narrador, dado que essa informação aparece de forma relativamente clara no trecho.

b) Incorreta. Não há a menção a conquistas da família, e sim às agruras enfrentadas pela personagem.

c) Incorreta. A relação descrita no trecho entre as mulheres e seus maridos sequer pode ser classificada como conflituosa, uma vez que as mulheres são caracterizadas como “caladas e sofredoras”, remetendo a uma postura submissa, de quem evita conflitos.

d) Incorreta. Não há elementos que indiquem para uma nostalgia, mesmo porque os fatos passados listados no trecho remetem a momentos difíceis, que, portanto, não despertariam desejo de vivê-los.

e) Correta. No momento em que o narrador descreve os olhos de Maria Santa, a narrativa se volta totalmente às impressões da personagem, como se ela estivesse revendo todos os momentos, marcados por ameaças, abandonos e ilusões. É correto afirmar, então, que antigos sofrimentos da personagem são descritos pelo narrador como num fluxo de consciência.