Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos – esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.
Os fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.
Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.
Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo.
Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.
Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos – doentes da alimentação tóxica – com os fardos das barrigas alarmantes.
Não tinha sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais.
ALMEIDA, J. A. A bagaceira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978.
Os recursos composicionais que inserem a obra no chamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no (a)
a) |
desenho cru da realidade dramática dos retirantes. |
b) |
indefinição dos espaços para efeito de generalização. |
c) |
análise psicológica da reação da personagem à seca. |
d) |
engajamento político do narrador ante as desigualdades. |
e) |
contemplação lírica da paisagem transformada em alegoria. |
a) Correta. O "Romance de 30" se propõe a desenhar a realidade em sua dramaticidade real, ou seja, crua. O sofrimento das personagens é narrado de tal forma a apresentar aos leitores o sofrimento vivenciado em si, sem rodeios. E é isso que o texto faz, como em "Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos - doentes da alimentação tóxica - com os fardos das barrigas alarmantes".
b) Incorreta. O espaço não é indefinido. É bemmarcado de que se trata de um espaço de seca, de sol escaldante, merecedor de fuga.
c) Incorreta. Não há aprofundamento psicológico da personagem que passa pela seca. O narrador se limita a apresentar as ações e contextos das personagens, não abordando aspectos psicológicos delas.
d) Incorreta. O narrador não demonstra engajamento político. Não há uma tomada de lado, há apenas uma narração. Não há, por parte do narrador, uma tentativa implícita de defesa de um posicionamento político.
e) Incorreta. Sabendo que a característica lírica de um texto diz respeito aos sentimentos do autor em relação à temática abordada, não é possível identificar esse traço no trecho da questão.