São vários os fatores, internos e externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como: conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.
SILVA. F. A. B.; ZIVIANE. P.; GHEZZI. D R. As tecnologias digitais e seus usos. Brasília; Rio de Janeiro: ipea. 2019 (adaptado).
Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da internet no Brasil, os pesquisadores
a) |
apontam o desenvolvimento econômico como solução para ampliar o uso da rede. |
b) |
questionam a crença de que o acesso à informação é igualitário e democrático. |
c) |
afirmam que o uso comercial da rede é a causa da exclusão de minorias. |
d) |
refutam o vínculo entre níveis de escolaridade e dificuldade de acesso. |
e) |
condicionam a expansão da rede à elaboração de políticas inclusivas. |
a) Incorreta. No texto, os pesquisadores não indicam soluções na análise apresentada.
b) Correta. As informações descritas no texto evidenciam que escolaridade, raça e classe social são fatores que interferem no acesso à informação. Conforme análise dos pesquisadores, “a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados”.
c) Incorreta. O texto não faz menção a um “uso comercial da rede”.
d) Incorreta. O texto identifica relação entre escolaridade e dificuldade de acesso (Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas), e não a nega, como exposto na afirmativa.
e) Incorreta. O texto não cita qualquer condição para que ocorra o crescimento da rede de internet.