TEXTO I
A língua não é uma nomenclatura, que se apõe a uma realidade pré-categorizada, ela é que classifica a realidade. No léxico, percebe-se, de maneira mais imediata, o fato de que a língua condensa as experiências de um dado povo.
FIORIN. J. Língua, modernidade e tradição. Diversitas. n 2. mar.-set. 2014.
TEXTO II
As expressões coloquiais ainda estão impregnadas de discriminação contra os negros. Basta recordar algumas delas, como passar um “dia negro”, ter um “lado negro”, ser a “ovelha negra” da família ou praticar “magia negra”.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em 22 maio 2018.
O Texto II exemplifica o que se afirma no Texto I, na medida em que defende a ideia de que as escolhas lexicais são resultantes de um
a) |
expediente próprio do sistema linguístico que nos apresenta diferentes possibilidades para traduzir estados de coisas. |
b) |
ato inventivo de nomear novas realidades que surgem diante de uma comunidade de falantes de uma língua. |
c) |
mecanismo de apropriação de formas linguísticas que estão no acervo da formação do idioma nacional. |
d) |
processo de incorporação de preconceitos que são recorrentes na história de uma sociedade. |
e) |
recurso de expressão marcado pela objetividade que se requer na comunicação diária. |
a) Incorreta. O texto I não apresenta o sistema linguístico como algo que tenha um expediente próprio, mas como um sistema vinculado à comunidade, às "experiências de um dado povo”.
b) Incorreta. O texto II não apresenta um ato inventivo de nomear novas realidades. Na verdade, trata da nomenclatura de uma realidade já existente e a analisa.
c) Incorreta. O Texto I não fala de mecanismos de apropriação de formas linguísticas de acervo de um idioma nacional, logo não é possível que o Texto II seja um exemplo desse tipo de mecanismo.
d) Correta. Como o Texto I apresenta que a “a língua condensa as experiências de um dado povo”, o texto II exemplifica esse processo, ao mostrar que várias expressões coloquiais presentes na língua incorporam a discriminação e o racismo contra negros.
e) Incorreta. O Texto I não apresenta que a língua seria marcada pela objetividade, mas por experiências culturais.